Qual a ação da substância do Farmanguinhos Etionamida?
Resultados de Eficácia
A etionamida inibe a síntese do ácido micólico e a síntese de outros ácidos graxos de cadeia longa. Também inibe a síntese peptídica na micobactéria, bloqueando a incorporação de radical sulfúrico de aminoácidos (cisteína e metionina) a cadeia peptídica em crescimento.
Características Farmacológicas
A etionamida corresponde quimicamente a 2-etil-4-piridinacarbotioamida (Figura 01), de fórmula molecular C8H10N2S e massa molar de 166,24 g/mol, sendo um derivado sintético do ácido isonicotínico.
Figura 01 – Estrutura química da etionamida

Características físico-químicas
Etionamida apresenta-se com aspecto de pó cristalino amarelo ou pequenos cristais amarelados com odor de sulfeto de leve a moderado.
Escurece quando exposta à luz, devendo ser armazenada em recipientes fechados e protegidos da luz.
É praticamente insolúvel em água, solúvel em metanol, ligeiramente solúvel em etanol (1:30) e acetona (1:45), pouco solúvel em propilenoglicol, clorofórmio (1:350) e éter etílico (1:600).
Não existem relatos na literatura de polimorfismo.
Propriedades Farmacodinâmicas
A etionamida pode ser bacteriostática ou bactericida para o Mycobacterium tuberculosis dependendo da concentração alcançada do medicamento no sítio da infecção e da suscetibilidade do organismo com a infecção, incluindo as cepas resistentes à isoniazida e estreptomicina. Age sobre os bacilos intra e extracelulares.
Mecanismo de Ação
A etionamida inibe a síntese do ácido micólico e a síntese de outros ácidos graxos de cadeia longa, inibindo também a síntese peptídica na micobactéria, bloqueando a incorporação de radical sulfúrico de aminoácidos (cisteína e metionina) a cadeia peptídica em crescimento.
Farmacocinética
A etionamida é rapidamente absorvida por via oral, possui biodisponibilidade de 80%, sendo largamente distribuída no corpo, com pico sanguíneo em cerca de 3 horas. A ligação com proteínas é de apenas 10%.
Tem meia-vida 2 a 3 horas e é excretada na urina, a maior parte como metabólitos inativos e pequena parte inalterada (menos de 1%).
Foram demonstrados efeitos teratogênicos em ratos e coelhos por a etionamida atravessar a barreira placentária.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)