Quais cuidados devo ter ao usar o Fabhalta?
Infecções graves causadas por bactérias encapsuladas
- Fabhalta® pode aumentar o risco de infecções causadas por bactérias encapsuladas, incluindo Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae.
- Converse com seu médico antes de iniciar Fabhalta® para se certificar de receber a vacinação contra Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae. Você também pode receber vacina contra Haemophilus influenzae tipo B, se estiver disponível no país. Mesmo que você tenha tomado essas vacinas no passado, ainda pode precisar de um reforço antes de iniciar este medicamento.
- Estas vacinas devem ser administradas pelo menos 2 semanas antes de iniciar Fabhalta®. Se isso não for possível, você será vacinado o mais rápido possível após iniciar Fabhalta® e seu médico irá prescrever antibióticos para você usar até 2 semanas após ter sido vacinado para reduzir o risco de infecções.
- Você deve estar ciente de que a vacinação reduz o risco de infecções graves, mas pode não prevenir todas as infecções graves. Você deve ser rigorosamente monitorado pelo seu médico quanto a sintomas de infecção.
Sintomas de infecções graves
Informe o seu médico imediatamente se você apresentar algum dos seguintes sintomas durante o tratamento com Fabhalta®:
- Febre com ou sem arrepios ou calafrios;
- Febre e erupção cutânea;
- Febre com dor no peito e tosse;
- Febre com falta de ar/respiração rápida;
- Febre com frequência cardíaca alta;
- Dor de cabeça com náusea ou vômito;
- Cefaleia e febre;
- Cefaleia com rigidez no pescoço ou nas costas;
- Confusão;
- Dores no corpo com sintomas de gripe;
- Pele viscosa;
- Olhos sensíveis à luz.
Crianças e adolescentes (com menos de 18 anos)
Não administrar Fabhalta® a crianças ou adolescentes com menos de 18 anos de idade. Não há dados disponíveis sobre a segurança e eficácia de Fabhalta® nesta faixa etária.
Idosos (65 anos ou mais)
Você pode usar Fabhalta® se tiver 65 anos ou mais na mesma dose utilizada por outros adultos.
Gravidez e amamentação
Se estiver grávida ou amamentando, se pensa que pode estar grávida ou planeja engravidar, consulte seu médico antes de tomar este medicamento. Você também deve informar seu médico se engravidar durante o tratamento com Fabhalta®. Seu médico conversará com você sobre o possível risco de tomar Fabhalta® durante a gravidez ou a amamentação. Não se sabe se Fabhalta® passa para o leite materno. Não se deve amamentar durante o tratamento e durante 5 dias após a sua última dose de Fabhalta®.
Atenção: Contém os corantes dióxido de titânio, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro preto que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)