Como usar o Estrofem?
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Antes de utilizar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize Estrofem® (estradiol) caso haja sinais de violação e/ou danificações da embalagem.
Tome um comprimido de Estrofem® (estradiol) ao dia, de preferência sempre no mesmo horário, sem interrupção. Caso você tenha esquecido de tomar um comprimido, descarte o comprimido esquecido e continue o tratamento como antes.
Para pacientes não-histerectomizadas o esquecimento de um comprimido pode aumentar a probabilidade de sangramento de privação e de escape.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Instruções para o uso do estojo calendário
- Ajuste o marcador de dias: Gire o disco interno para ajustar o dia da semana oposto à pequena lingüeta plástica.

- Como administrar o primeiro comprimido: Quebre a lingüeta plástica e retire o primeiro comprimido.

- Todo dia: Simplesmente mova um espaço da tampa plástica transparente, em sentido horário como indicado pela seta. Retire o próximo comprimido. A tampa plástica transparente só pode ser movida após o comprimido ser retirado da abertura.

Posologia do Estrofem
Para início e continuação do tratamento dos sintomas da menopausa, a dose efetiva mais baixa, com curta duração deve ser utilizada.
Uma mudança para dose mais alta ou menor dose de Estrofem® (estradiol) pode ser indicada, se após três meses de tratamento, a resposta para o alívio dos sintomas da menopausa ou a tolerabilidade ao tratamento apresentarem-se insatisfatórios.
Obtém-se inibição suficiente da perda do conteúdo mineral ósseo com administração de dose diária de 1 - 2 mg de Estrofem® (estradiol).
Deve-se administrar diariamente, por via oral, 1 comprimido de Estrofem® (estradiol), sem interrupção.
O tratamento de pacientes histerectomizadas e das pós-menopáusicas pode ser iniciado em qualquer dia.
Se a paciente menstrua, o tratamento deverá ser iniciado no 5º dia após o início do sangramento. Em pacientes não-histerectomizadas (com útero intacto), a combinação com progestágeno deve ser considerada.
Para pacientes não-histerectomizadas o esquecimento de um comprimido pode aumentar a probabilidade de sangramento de privação e de escape.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)