Quais cuidados devo ter ao usar o Erleada?
Eventos cardiovasculares Isquêmicos e Eventos Cerebrovasculares Isquêmicos
Eventos cardiovasculares isquêmicos e eventos cerebrovasculares isquêmicos ocorreram em pacientes que receberam Erleada®. Seu médico deverá monitorar os sinais e sintomas para doença cardíaca isquêmica e eventos cerebrovasculares isquêmicos, e otimizar o gerenciamento de fatores de risco, como hipertensão, diabetes ou dislipidemia.
Quedas e fraturas
Quedas e fraturas ocorreram em pacientes que receberam Erleada®. Seu médico irá realizar uma avaliação quanto ao risco de fratura e queda e a necessidade do uso de agentes inibidores da reabsorção óssea.
Convulsão
Erleada® deverá ser interrompido se você desenvolver uma convulsão durante o tratamento.
Ocorreram convulsões em 0,2% dos pacientes que receberam Erleada® em estudos clínicos.
Reações Adversas Cutâneas Severas (SCAR)
Reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS) e síndrome de Stevens-Johnson (SSJ)/necrólise epidérmica tóxica (NET) ocorreram raramente em pacientes utilizando Erleada®. Caso você desenvolva erupção cutânea grave ao longo do corpo, geralmente com febre e linfonodos inchados e efeitos nas células sanguíneas e órgãos (DRESS), erupção cutânea grave ou descamação da pele, bolhas e/ou feridas na boca (SSJ/NET), o uso de Erleada® o seu tratamento deve ser interrompido imediatamente e o seu médico deve ser avisado prontamente.
Fertilidade
A fertilidade masculina provavelmente será prejudicada pelo tratamento com a apalutamida.
Gravidez, aleitamento materno e fertilidade
Erleada® está contraindicado em mulheres que estão ou podem engravidar. Com base em sua ação, Erleada® pode causar dano fetal quando administrado durante a gravidez. Não há dados disponíveis com o uso de Erleada® durante a gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Contracepção
Erleada® pode ser prejudicial para um feto em desenvolvimento. Se você tiver relações sexuais com parceiras mulheres que possam engravidar, use preservativo juntamente com outro método anticonceptivo altamente eficaz durante o tratamento e durante 3 meses após a última dose de Erleada®.
Amamentação
Não há dados sobre a presença de apalutamida ou seus metabólitos no leite humano, sobre o efeito sobre o bebê amamentado ou o sobre efeito na produção de leite.
Infertilidade
Erleada® pode prejudicar a fertilidade nos homens com potencial reprodutivo.
Efeitos na capacidade de conduzir e usar máquinas
Não foram realizados estudos sobre os efeitos da Erleada® sobre a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. Não é esperado que Erleada® afete a capacidade de dirigir ou operar máquinas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)