Como usar o Enspryng?
O tratamento deve ser iniciado sob a supervisão de um médico e/ou profissional de saúde habilitado.
Para evitar erros de medicação, é importante verificar o rótulo da seringa preenchida para assegurar que o medicamento que está sendo administrado seja Enspryng®.
Enspryng® pode ser usado isoladamente ou em combinação com corticosteroides orais, azatioprina ou micofenolato de mofetila, conforme orientação do seu médico. Em caso de combinação, consulte também a bula para esses produtos.
A primeira injeção precisa ser realizada sob supervisão de um profissional da saúde. Você deverá ser instruído por seu médico quanto à técnica correta de auto aplicação. Não aplique o medicamento até que você tenha segurança de que compreendeu corretamente as instruções.
- As três primeiras injeções subcutâneas devem ser administradas a cada duas semanas (doses iniciais).
- Posteriormente, as injeções devem ser administradas a cada quatro semanas (doses de manutenção).
Enspryng® 120 mg é administrado por injeção subcutânea usando uma seringa preenchida de uso único. O conteúdo total da seringa preenchida (1 mL) deve ser administrado.
Os locais de injeção recomendados são o abdômen e a coxa. Os locais das injeções devem ser alternados e as injeções nunca devem ser administradas em pintas, cicatrizes ou áreas em que a pele esteja sensível, com hematoma, com vermelhidão, endurecida ou não intacta.
Instruções para preparo, manuseio e aplicação de Enspryng® seringa preenchida de uso único com dispositivo de segurança da agulha
Preparo para utilização de Enspryng®
- Retire o cartucho contendo a seringa do refrigerador e coloque-o em uma superfície de trabalho limpa e plana (como uma mesa).
- Verifique a data de validade na parte de trás do cartucho (vide Figura A). Não utilize se o cartucho estiver vencido.

- Verifique se a frente do cartucho está lacrada (vide Figura C). Não utilize se o lacre estiver rompido.

Se a data de validade expirou ou o lacre estiver rompido, não utilize. Vá para a etapa 21 “Descarte de Enspryng®” e entre em contato com o seu médico. - Abra o cartucho lacrado (vide Figura B).

- Cuidadosamente retire a seringa do cartucho segurando o corpo da seringa (vide Figura C).

Não:
- Vire o cartucho de cabeça para baixo para remover a seringa.
- Toque os dispositivos de segurança – isso pode danificar a seringa.
- Segure o êmbolo ou a tampa da agulha.
Verifique a seringa
- Verifique a data de validade na seringa. Não utilize se a seringa estiver vencida.
- Verifique a seringa quanto a danos. Não utilize se estiver rachada ou quebrada.
- Verifique através da janela de visualização se o líquido é transparente e incolor a levemente amarelo. Não administre o medicamento se o líquido estiver turvo, descolorido ou apresentar partículas.

Pode haver pequenas bolhas de ar na seringa. Isso é normal e você não deve tentar removê-las.
Se o prazo de validade estiver expirado, a seringa danificada ou o líquido turvo, descolorido ou contiver partículas, não o utilize. Vá para a etapa 21 “Descarte de Enspryng®” e entre em contato com o seu médico.
Deixe a seringa em temperatura ambiente
- Depois de verificar a seringa, coloque-a em uma superfície de trabalho limpa e plana (como uma mesa) por 30 minutos - isso permitirá que ela atinja a temperatura ambiente (vide Figura E).

É importante deixar a seringa atingir a temperatura ambiente, pois a injeção do medicamento resfriado pode causar desconforto e dificultar a injeção.
Não:
- Acelere o processo de aquecimento de qualquer maneira, através da utilização de um micro-ondas ou colocando a seringa em água morna.
- Remova a tampa da agulha enquanto a seringa estiver atingindo a temperatura ambiente.
Lave as mãos
- Lave suas mãos com sabão e água (vide Figura F).

Escolha o local da injeção
- Escolha o local da injeção:
- Na parte inferior do estômago (abdômen) ou;
- Na frente e no meio de suas coxas.

Não:
- Injetar na área de 5 cm ao redor do umbigo.
- Injetar em pintas, cicatrizes, machucados ou áreas em que a pele esteja sensível, avermelhada, endurecida ou não intacta.
Escolha um local diferente de injeção para cada nova injeção – escolha um local diferente para injeção com pelo menos 2,5 centímetros da área que você utilizou na última injeção.
Limpar o local da injeção
- Limpe o local da injeção com um lenço umedecido com álcool e deixe secar.

Não:
- Abane ou sopre a área que você limpou.
- Toque o local da injeção novamente antes de administrar a injeção.
Injeção de Enspryng®
- Segure o corpo da seringa entre o polegar e o indicador. Com a outra mão, retire a tampa da agulha. Você pode ver uma gota de líquido na ponta da agulha - isso é normal e não afeta sua dose (vide Figura H).

Use a seringa dentro de 5 minutos após retirar a tampa da agulha ou a seringa pode obstruir.
Não:
- Retire a tampa da agulha até que você esteja pronto para injetar Enspryng®.
- Coloque a tampa da agulha novamente depois de removida, pois isso pode danificá-la.
- Toque na agulha ou deixe que ela toque em qualquer superfície após remover a tampa da agulha.
- Descarte a tampa da agulha em um recipiente apropriado para objetos pontiagudos ou cortantes. Veja a etapa 21 “Descarte de Enspryng®”.
- Segure o corpo da seringa usando o polegar e o indicador. Com a outra mão, faça uma prega de pele na área que você limpou (veja Figura I).
- Use um movimento rápido, semelhante a um dardo, para inserir a agulha em um ângulo entre 45° e 90° (veja Figura I).

Não:
- Insira a agulha através da roupa.
- Altere o ângulo da injeção.
- Reinsira a agulha.
- Depois de inserir a agulha, solte a prega de pele.
- Injete lentamente todo o medicamento empurrando suavemente o êmbolo até o fim, até tocar nos dispositivos de segurança (vide Figura J).

- Solte o êmbolo cuidadosamente e deixe a agulha sair da pele no mesmo ângulo em que foi inserida (vide Figura K).

A agulha será então coberta pelo revestimento da agulha. Caso a agulha esteja descoberta, coloque cuidadosamente a seringa em um recipiente apropriado para objetos pontiagudos ou cortantes para evitar ferimentos. Veja a etapa 21 “Descarte de Enspryng®”.
Cuidados com o local da injeção
- Pode haver um pequeno sangramento no local da injeção. Você pode pressionar uma bola de algodão ou gaze sobre o local da injeção, mas não esfregue. Se necessário, você também pode cobrir o local da injeção com um pequeno curativo. Se o medicamento entrar em contato com a sua pele, lave a área com água.
Descarte de Enspryng®
- Não tente recolocar a tampa na sua seringa. Coloque a seringa usada em um recipiente apropriado para objetos pontiagudos ou cortantes imediatamente após o uso (vide Figura L). Não jogue (descarte) a seringa no lixo doméstico e não a recicle.

Pergunte ao seu médico ou farmacêutico informações sobre onde você pode obter um recipiente para materiais perfurocortantes ou que outros tipos de recipientes resistentes a perfurações podem ser usados para descartar com segurança as seringas e tampas de agulha usadas, se você não tiver um.
Descarte o recipiente para materiais perfurocortantes usado conforme as instruções do seu médico ou farmacêutico.
Não descarte o recipiente para materiais perfurocortantes usado no lixo doméstico.
Não recicle o recipiente para materiais perfurocortantes usado.
Administração pelo paciente e/ou cuidador
A primeira injeção deve ser realizada sob a supervisão de um profissional da saúde qualificado.
Um paciente adulto / cuidador pode administrar todas as outras doses de Enspryng® em casa, se o médico responsável pelo tratamento determinar que é apropriado e o paciente adulto / cuidador puder realizar a técnica de injeção.
Pacientes / cuidadores devem procurar atendimento médico imediato se o paciente desenvolver sintomas de reações alérgicas graves e devem verificar com o médico se o tratamento com Enspryng® pode ser continuado ou não.
Incompatibilidades
- Na ausência de estudos de compatibilidade, este medicamento não deve ser misturado com outros medicamentos.
A duração do tratamento com Enspryng® será estabelecida pelo médico, dependendo do seu organismo e da resposta ao tratamento. O uso de Enspryng® foi estudado apenas no contexto de administração crônica e o efeito da descontinuação não foi caracterizado. Os pacientes que descontinuam Enspryng® devem ser rigorosamente monitorados quanto a sinais e sintomas de recidiva de doenças do ENMO.
Se seus exames laboratoriais mostrarem alterações do fígado, o seu médico pode precisar suspender a medicação transitória ou permanentemente, dependendo do seu quadro clínico. Caso a medicação seja suspensa transitoriamente, seu médico deve orientar o reinício do tratamento, seguindo as orientações da Tabela 1 para o intervalo de doses.
Tabela 1. Dosagem recomendada para reinício do tratamento após elevação das transaminases hepáticas
| Última dose administrada | Dosagem recomendada para reinício do tratamento |
| Menos de 12 semanas | Reinicie com uma dose de 120 mg por injeção subcutânea a cada 4 semanas |
| 12 semanas ou mais | Reinicie com uma dose de 120 mg por injeção subcutânea nas semanas 0*, 2 e 4, seguido por uma dose de 120 mg a cada 4 semanas |
* “0 semanas” refere-se ao tempo da primeira administração após a dose perdida.
Orientação sobre modificação de dose para neutropenia (diminuição do número de um dos tipos de glóbulos brancos)
Se a contagem de neutrófilos for inferior a 1,0 × 109/L e confirmado por repetição do teste, Enspryng® deve ser interrompido até que a contagem de neutrófilos seja > 1,0 × 109/L.
Orientação sobre modificação de dose para redução na contagem de plaquetas
Se a contagem de plaquetas estiver abaixo de 75 × 109/L e confirmado por repetição do teste, Enspryng® deve ser interrompido até que a contagem de plaquetas seja ≥ 75 × 109/L.
Populações especiais
População pediátrica
A segurança e a eficácia de Enspryng® em crianças com idade menor de 12 anos não foram estabelecidas. Não há dados disponíveis. A dose e modo de uso em pacientes adolescentes com idade a partir de 12 anos e pacientes adultos é a mesma.
A segurança e a eficácia de Enspryng® em pacientes com < 12 anos ou com peso corporal < 40 kg não foram estudadas.
Idosos
Não é necessário ajuste da dose de Enspryng® em pacientes com idade igual ou superior a 65 anos.
Insuficiência dos rins
A segurança e eficácia de Enspryng® não foram estudadas em pacientes com insuficiência renal. Não é recomendado ajuste da dose em pacientes com insuficiência renal.
Insuficiência do fígado
A segurança e a eficácia de Enspryng® não foram estudadas em pacientes com insuficiência hepática. Não há dados disponíveis.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)