Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Empliciti?
Como todos os medicamentos, Empliciti pode causar efeitos colaterais, embora nem todas as pessoas os apresentem. Seu médico irá discutir isso com você e explicar os riscos e benefícios do seu tratamento.
O efeito colateral mais sério que pode ocorrer durante o tratamento com Empliciti é pneumonia.
Os seguintes efeitos colaterais têm sido relatados nos estudos clínicos em mieloma múltiplo:
- Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): nasofaringite, pneumonia, infecção do trato respiratório superior, linfopenia (diminuição do número de linfócitos, um tipo de célula de defesa do organismo), dor de cabeça, tosse, diarreia, fadiga, febre, perda de peso;
- Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): hipersensibilidade (reação exagerada do organismo a uma substância considerada como estranha), humor alterado, hipoestesia (perda ou diminuição de sensibilidade), trombose venosa profunda, dor orofaríngea (dor de garganta), sudorese noturna (suor excessivo durante a noite), dor no tórax e reação infusional (caracterizada por: febre, calafrios e aumento da pressão arterial), herpes zoster (cobreiro);
- Reação Incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reação anafilática.
Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)