Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Elonva?
Assim como qualquer medicamento, Elonva® pode causar efeitos indesejáveis, embora nem todas as pessoas os apresentem.
A chance de se ter um efeito indesejável é descrita pelas categorias seguintes:
Comum (afeta 1 a 10 usuárias em 100)
- Síndrome de hiperestimulação ovariana (SHEO);
- Dor pélvica;
- Mal-estar (náusea);
- Dor de cabeça;
- Desconforto pélvico;
- Sensibilidade mamária;
- Cansaço (fadiga).
Incomum (afeta 1 a 10 usuárias em 1000)
- Torção de um ovário (torção ovariana);
- Aumento de enzimas hepáticas;
- Abortamento espontâneo;
- Dor após a recuperação de oócitos;
- Dor relacionada ao procedimento;
- Liberação de um óvulo muito cedo (ovulação precoce);
- Distensão abdominal;
- Vômito;
- Diarreia;
- Constipação;
- Dor nas costas;
- Dor mamária;
- Contusões ou dor no local da injeção;
- Irritabilidade;
- Mudanças de humor;
- Tonturas;
- Fogachos.
Uma possível complicação do tratamento com hormônios gonadotrópicos, assim como Elonva®, é a hiperestimulação não desejada dos ovários. A possibilidade de uma mulher apresentar essa complicação pode ser reduzida pela monitoração cuidadosa do número de folículos. Seu médico fará ultrassonografias dos seus ovários para monitorar cuidadosamente o número de folículos maduros. Ele poderá também verificar as concentrações hormonais sanguíneas. Os primeiros sintomas de hiperestimulação ovariana podem ser notados como dor de estômago (abdome), mal-estar ou diarreia. A hiperestimulação ovariana pode se desenvolver em uma condição clínica chamada de síndrome da hiperestimulação ovariana (SHEO), a qual pode se constituir em grave problema clínico. Em casos mais graves, esta pode levar a um aumento dos ovários, coleção de líquido no abdome e/ou tórax (que pode causar aumento repentino de peso devido ao acúmulo de líquidos) ou coágulos nos vasos sanguíneos.
Contate seu médico imediatamente se você tiver dores no estômago (abdome) ou qualquer outro dos sintomas da hiperestimulação ovariana, mesmo se eles ocorrerem alguns dias depois da administração da injeção.
No uso em geral, tem ocorrido relatos de reações alérgicas (reações de hipersensibilidade, tanto locais como generalizadas, incluindo erupção cutânea).
Foram relatados casos de gravidez fora do útero (gravidez ectópica) e gravidezes múltiplas. Estes efeitos adversos não são considerados relacionados ao uso de Elonva®, mas à Tecnologia de Reprodução Assistida (TRA) ou gravidez subsequente.
Se quaisquer dos efeitos indesejáveis se tornar grave, ou se você perceber qualquer efeito indesejável não mencionado nesta bula, informe ao seu médico ou farmacêutico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)