Modo de usar Diclin: posologia correta

Usado corretamente, a falha é de cerca de 1% ao ano. Pode falhar se esquecer comprimidos, tomar errado, vomitar até 4 horas após tomar ou tiver diarreia forte.

Siga exatamente as instruções para evitar sangramentos fora de época e falha contraceptiva. A forma de tomar é igual à maioria dos anticoncepcionais.

A cartela tem 21 ou 63 comprimidos. Tome 1 por dia no mesmo horário, com água. Siga os dias da semana marcados atrás da cartela até terminar os 21 comprimidos.

Após terminar, faça pausa de 7 dias. Neste período, ocorre sangramento parecido com menstruação. Comece nova cartela no 8º dia, mesmo se o sangramento não tiver parado.

Se não usou outro anticoncepcional no mês anterior

Comece no primeiro dia da menstruação. Tome o comprimido do dia da semana correspondente. Exemplo: se menstruou na sexta, tome o comprimido de "sexta". Começa a fazer efeito imediatamente.

Trocando de outro anticoncepcional, anel vaginal ou adesivo

Comece Diclin® no dia seguinte ao fim da cartela anterior. Não há pausa. Se o anticoncepcional anterior tinha comprimidos sem hormônio, comece Diclin® após o último comprimido ativo.

Pode começar até no dia seguinte ao fim da pausa do anticoncepcional anterior. Se usava anel ou adesivo, comece preferencialmente no dia de tirar o último ou no dia previsto para novo.

Trocando da minipílula (só com progestógeno)

Pare a minipílula e comece Diclin® no dia seguinte, mesmo horário. Use camisinha nos primeiros 7 dias.

Trocando de injeção, implante ou DIU hormonal

Comece Diclin® na data da próxima injeção ou ao remover implante/DIU. Use camisinha nos primeiros 7 dias.

Diclin® após o parto

Seu médico pode sugerir esperar a primeira menstruação antes de começar. Às vezes pode começar antes com orientação médica. Se teve relação antes de começar Diclin®, certifique-se que não está grávida. Se amamenta, converse com seu médico.

Diclin® após aborto

Consulte seu médico.

Tempo de tratamento

Para acne, os efeitos aparecem em pelo menos 3 meses e melhoram com tratamento mais longo (máximo após 12 meses). Para pelos em excesso, demora mais (6-12 meses). O médico deve avaliar periodicamente se precisa continuar.

Para ovários policísticos, também demora mais. Trate por vários meses. O médico avaliará continuidade.

Se parou Diclin® por 4 semanas ou mais e voltar, há maior risco de coágulos. Não use só como anticoncepcional.

Informações para grupos especiais

Crianças

Só após a primeira menstruação.

Idosas

Não use após a menopausa.

Problemas no fígado

Contraindicado em doenças graves do fígado. Veja contraindicações e precauções.

Problemas nos rins

Converse com seu médico. Dados não sugerem ajuste de dose.

O que fazer em caso de vômito ou diarreia forte?

Se vomitar em até 4 horas após tomar o comprimido, é como se tivesse esquecido. Siga as instruções para esquecimento. Em diarreia forte, consulte médico.

O que fazer com sangramento inesperado?

Nos primeiros meses pode ter sangramento fora da menstruação (escape). Continue tomando, geralmente para após 3 meses. Se continuar, piorar ou voltar, consulte médico.

O que fazer se não menstruar?

Se tomou todos os comprimidos no horário certo, sem vômito, diarreia ou outros remédios, é pouco provável gravidez. Continue normalmente.

Se não menstruar por 2 meses seguidos, pode estar grávida. Consulte médico. Não comece nova cartela até afastar gravidez. Use método não hormonal.

Quando parar de tomar Diclin®?

Pode parar a qualquer momento, mas só com orientação médica.

Se não quer engravidar após parar, consulte médico para outro método. Se quer engravidar, espere um ciclo menstrual natural.

Siga orientação médica sobre horários, doses e tempo de tratamento.

Não pare sem falar com seu médico.

Não parta ou mastigue os comprimidos.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.