Como o Defull age no organismo?
Eficácia
Funcionamento
A vitamina D é amplamente reconhecida para tratar sua deficiência, comum mesmo em regiões ensolaradas. Estudos mostram que mais de 80% das mulheres acima de 80 anos têm níveis insuficientes.
Prevenção de quedas e fraturas
A vitamina D fortalece músculos e ossos, reduzindo quedas e fraturas em idosos. Doses diárias de 700-1.000UI diminuem quedas em 19-26%. Suplementação combinada com cálcio reduz fraturas de quadril em 19%.
Raquitismo e Osteomalácia
Trata raquitismo com doses específicas conforme a gravidade. Crianças com pouca exposição solar ou pele mais escura têm maior risco de deficiência.
Osteoporose
Suplementação em pacientes com baixa vitamina D aumenta rapidamente a densidade óssea.
Outras condições
Pode reduzir risco de diabetes tipo 1, melhorar controle do diabetes tipo 2, diminuir inflamação e pressão arterial. Estudos sugerem efeitos protetores contra alguns cânceres e doenças autoimunes.
Segurança
Doses até 10.000UI/dia são seguras para adultos saudáveis. Toxicidade ocorre geralmente com doses acima de 40.000UI/dia por longos períodos.
Como age no corpo
Regula o cálcio e fosfato no sangue, ajudando na absorção intestinal, fortalecimento ósseo e redução da perda renal. Absorvida no intestino, metabolizada no fígado e rins.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)