Para que serve - Cordaptive

Bula Cordaptive

Princípio ativo: Ácido Nicotínico + Laropipranto

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Cordaptive, para o que é indicado e para o que serve?

Seu médico lhe prescreveu Cordaptive™ para ajudar a reduzir as taxas de LDL (mau) colesterol, triglicérides e apo B e aumentar a HDL (bom) colesterol e a apo A-I no seu sangue. Cordaptive™ pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com outros medicamentos para controlar o colesterol, associado à dieta e à prática de exercícios físicos.

Informações sobre a doença

O colesterol alto resulta de muitos fatores, incluindo a alimentação rica em gordura saturada, certas doenças ou afecções genéticas e sedentarismo. A redução dos níveis altos do mau colesterol (colesterol LDL) pode ajudar a diminuir o risco de doença coronariana. Níveis mais altos do bom colesterol (colesterol HDL) estão relacionados a risco mais baixo de doença coronariana.

A doença coronariana pode ter muitas causas. Vários fatores podem aumentar o risco de doença coronariana, entre os quais:

  • Pressão arterial alta;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Excesso de peso;
  • Histórico familiar de doença coronariana;
  • Sexo masculino;
  • Pós-menopausa.

Você pode ajudar a controlar os quatro primeiros fatores de risco de doença coronariana.

Como o Cordaptive funciona?


Cordaptive™ é um medicamento para:

  • Reduzir os níveis de LDL (mau) colesterol no sangue.
  • Aumentar os níveis de HDL (bom) colesterol.
  • Reduzir os níveis de substâncias gordurosas chamadas de triglicérides.

O ácido nicotínico:

  • Quando tomado junto com outros medicamentos que atuam nos lípides , reduz o entupimento ou o endurecimento das artérias.
  • Quando utilizado por pessoas que já sofreram um ataque cardíaco, reduz o risco de um novo ataque (infarto do miocárdio).

O laropipranto reduz os sintomas de flushing (vermelhidão da pele, sensação de calor, coceira ou formigamento), um efeito adverso comum do ácido nicotínico.

Cordaptive™ é receitado para pacientes que não conseguem controlar seus níveis de colesterol apenas com dieta, e pode ser tomado isoladamente ou em combinação com outros medicamentos para controlar o colesterol. Você deve manter uma dieta redutora de colesterol enquanto estiver tomando esse medicamento.

O que você pode fazer para permanecer saudável e reduzir o risco de doença coronariana

Pare de fumar

Fumar aumenta suas chances de sofrer um ataque cardíaco.

Pratique exercícios

A prática de exercícios pode aumentar seus níveis de "bom" colesterol e reduzir seu risco de ter doença coronariana. Peça orientações ao seu médico antes de começar a praticar exercícios.

Visite seu médico regularmente

Seu médico verificará seu colesterol.

Tome seus medicamentos

Siga seu tratamento para manter seu colesterol sob controle.

Siga a dieta recomendada por seu médico

A dieta, além de lhe ajudar a controlar o colesterol, também lhe ajudará a perder peso (se for o caso).

O colesterol é uma das várias substâncias gordurosas que podem ser encontradas na corrente sangüínea. O colesterol total é composto, principalmente, de LDL-colesterol (mau) e HDL-colesterol (bom).

O LDL-colesterol é comumente chamado de “mau” colesterol porque pode se acumular nas paredes das artérias e formar uma placa, que pode causar um estreitamento da artéria, e desse modo, retardar ou bloquear o fluxo sangüíneo para órgãos vitais como o coração e o cérebro, o que pode resultar em um ataque cardíaco (infarto) ou em um acidente vascular cerebral (derrame).

O HDL-colesterol é comumente chamado de “bom” colesterol porque ajuda a evitar que o mau colesterol (LDL) se acumule nas artérias e, desse modo, protege contra a doença coronariana.

Os triglicérides são outro tipo de gordura existente no sangue que pode aumentar o risco de doença nas artérias.

Na maioria das pessoas, não há sintomas imediatos dos problemas com o colesterol. Seu médico poderá pedir um exame de sangue para conhecer as suas taxas de colesterol. Visite seu médico regularmente e estabeleça com ele as metas para o seu tratamento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.