Como o Conazol age no organismo?
Resultados de Eficácia
Em um estudo feito em vários centros, pacientes com blastomicose (80) e histoplasmose (54) foram tratados com Cetoconazol oral em dose baixa (400 mg/dia) ou alta (800 mg/dia). Entre 65 pacientes com blastomicose tratados por 6 meses ou mais, a dose alta foi mais eficaz (100% de sucesso contra 79% com a dose baixa). Em pacientes com histoplasmose, a taxa de sucesso foi de 85%.1
Em outro estudo, 57 pacientes com risco de infecção por cândida receberam 200 mg de Cetoconazol por dia (27 pacientes) ou placebo (30 pacientes) por 21 dias. A colonização por cândida foi bem menor no grupo que tomou Cetoconazol.2
Referências
1. Dismukes WE., et al. Treatment of Blastomycosis and Histoplasmosis with Ketoconazole. Results of a Prospective Randomized Clinical Trial. National Institute of Allergy and Infectious Diseases Mycoses Study Group. Ann Intern Med. 103(6(Pt 1)): 861-72, Dec. 1985.
2. Slotman GJ, Burchard KW. Ketoconazole Prevents Candida Sepsis in Critically Ill Surgical Patients. Arch Surg. 1987; 122(2): 147-51.
Características Farmacológicas
Propriedades Farmacodinâmicas
O Cetoconazol é um remédio sintético com ação que mata ou para o crescimento de fungos, como Blastomyces dermatitidis, Coccidioides immitis, Histoplasma capsulatum, Paracoccidioides brasiliensis.
Fungos como Aspergillus spp, Sporothrix schenkii, alguns Dematiaceae, Mucor spp e outros ficomicetos (exceto Entomophthorales) são menos sensíveis. O Cetoconazol inibe a produção de ergosterol no fungo e muda a composição de outras gorduras na membrana.
Estudos mostram que 200 mg de Cetoconazol oral duas vezes ao dia por 3-7 dias podem aumentar um pouco o intervalo QTc (em média 6 a 12 mseg) no pico de concentração no sangue. Mas esse aumento não é considerado importante clinicamente.
Com 200 mg por dia, pode haver uma queda temporária nos níveis de testosterona no sangue. Os níveis voltam ao normal em 24 horas. Com uso prolongado nessa dose, os níveis de testosterona geralmente não ficam diferentes do normal.
Com doses de 400 mg ou mais por dia, o Cetoconazol pode reduzir a resposta do cortisol ao ACTH.
Propriedades Farmacocinéticas
Absorção
O Cetoconazol precisa de acidez no estômago para ser absorvido. Após tomar 200 mg com comida, o pico no sangue ocorre em 1 a 2 horas, com cerca de 3,5 mcg/mL. A absorção é melhor quando tomado com comida.
A absorção é reduzida em pacientes com pouca acidez no estômago, como os que usam antiácidos ou remédios que reduzem a acidez. Nesses casos, tomar o Cetoconazol com uma bebida ácida (como refrigerante de cola) pode ajudar. Por exemplo, após tratamento com omeprazol, a absorção do Cetoconazol em jejum cai para 17% do normal, mas com refrigerante de cola, sobe para 65%.
Distribuição
No laboratório, 99% do Cetoconazol se liga a proteínas do sangue, principalmente albumina. Ele se espalha por todos os tecidos, mas quase não chega no líquido da espinha.
Metabolismo
Após a absorção, o Cetoconazol é transformado em substâncias inativas. A enzima CYP3A4 é a principal responsável. As principais formas de transformação são oxidação e degradação dos anéis imidazol e piperazina no fígado. Também ocorre O-desalquilação oxidativa e hidroxilação aromática. O Cetoconazol não acelera o próprio metabolismo.
Eliminação
A eliminação do sangue ocorre em duas fases: meia-vida de 2 horas nas primeiras 10 horas e depois 8 horas.
Cerca de 13% da dose sai na urina, sendo 2 a 4% como remédio inalterado. A maior parte (57%) sai nas fezes pela bile.
Populações especiais
Insuficiência renal
Em pacientes com problemas nos rins, a farmacocinética não é diferente de pessoas saudáveis.
Insuficiência hepática
Em pacientes com problemas no fígado, a farmacocinética não é diferente de pessoas saudáveis.
Pacientes pediátricos
Há poucos dados sobre a farmacocinética em crianças.
Em bebês prematuros e crianças a partir de 5 meses, foram encontradas concentrações no sangue quando o remédio foi dado como suspensão, comprimido ou comprimido triturado. A absorção parece ser melhor com a suspensão. Problemas de acidez no estômago podem reduzir a absorção. O pico no sangue ocorreu em 1 a 2 horas, semelhante ao de adultos que tomaram 200-400 mg.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)