Ação da Substância - Complexo B Arte Nativa

Bula Complexo B Arte Nativa

Princípio ativo: Vitaminas do Complexo B

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como funciona o Complexo B Arte Nativa?

Resultados do medicamento


Estudo avaliou segurança e eficácia das vitaminas B1 e B6 no tratamento de dor e perda de movimento por osteoartrite. Pacientes com problemas no joelho ou quadril receberam tratamento oral por 14 dias. Avaliações clínicas foram feitas antes, durante e após o tratamento. Eventos adversos e uso de outros medicamentos foram monitorados.

Em cada visita, a dor foi medida em escala de 0-100, e pacientes e médicos avaliaram a melhora. Ao final, pacientes relataram se continuariam o tratamento. A segurança foi verificada por exames clínicos e laboratoriais. 54 pacientes participaram.

Houve melhora significativa em dor, movimento e condição geral da osteoartrite. Avaliações médicas também mostraram melhora importante. Não houve alterações relevantes nos exames. Concluiu-se que a combinação de tiamina e piridoxina é segura e eficaz para dor e perda de movimento na osteoartrite.

Referência:

Mibielli, Marco Antônio; et al. Safety and efficacy of a B-vitamin combination in the treatment of osteoarthritis-related pain. RBM Rev. Bras. Med; 64 (1/2): 36-41, jan-fev 2007.

Como as vitaminas agem no corpo


Tiamina (Vitamina B1)

Age nas reações de produção de energia e metabolismo da glicose. Falta desta vitamina afeta principalmente nervos, sistema digestivo e coração.

Como o corpo absorve:

Absorvida rápido no intestino (exceto em problemas de absorção). Álcool atrapalha sua absorção. A maior absorção ocorre com até 15mg por dia, divididas nas refeições. Transformada no fígado e eliminada pela urina (80-96%).

Riboflavina (Vitamina B2)

Atua como coenzima na produção de energia. Falta pode causar rachaduras nos lábios, dermatite no rosto, língua arroxeada e problemas oculares como sensibilidade à luz.

Como o corpo absorve:

Transformada no intestino e fígado em formas ativas (FMN e FAD) que ajudam na respiração celular. Também ativa outras vitaminas do complexo B e mantém saúde das células vermelhas do sangue.

Cloridrato de piridoxina (Vitamina B6)

Participa do metabolismo de proteínas. Falta pode causar inchaço, convulsões, fraqueza muscular, anemia e acúmulo de ferro em órgãos.

Como o corpo absorve:

Absorvida rápido no intestino. Não se liga a proteínas do sangue. Armazenada principalmente no fígado. Transformada no fígado e eliminada pela urina como metabólito. Meia-vida de 15-20 dias.

Nicotinamida (Vitamina B3)

Chamada niacinamida. Falta grave causa pelagra: manchas na pele exposta ao sol, diarreia, dor abdominal e confusão mental. Excesso causa vermelhidão e problemas digestivos.

Formas de atuação:

Componente das coenzimas NAD e NADP, essenciais para produção de energia, quebra de glicogênio e metabolismo de gorduras/proteínas.

Ácido pantotênico (Vitamina B5)

Atua no metabolismo de gorduras, incluindo colesterol e hormônios. Falta pode causar cansaço, dores de cabeça, cãibras e problemas digestivos.

Como o corpo absorve:

Absorvida rápido no intestino. Concentra-se no fígado, glândulas adrenais, coração e rins. Não é transformada, sendo eliminada pela urina (70%) e fezes (30%).

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.