Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Clortamina?
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como como hipertensão, frequência cardíaca aumentada, arritmia, apneia, visão dupla, anorexia, náuseas e vômitos.
Cardiovasculares
Após a administração isolada de cloridrato de cetamina, a pressão arterial e os batimentos cardiácos são elevados frequentemente. No entanto, ocorreram casos de hipotensão e bradicardia, e também arritmia cardíaca.
Respiratória
Embora a respiração seja frequentemente estimulada, poderá ocorrer acentuada depressão da respiração ou apneia, após administração intravenosa rápida de doses elevadas de Clortamina. Foram observados casos de laringoespamos e outras formas de obstrução das vias respiratórias durante a anestesia por cloridrato de cetamina.
Oculares
Após a administração de cloridrato de cetamina, foi notada a ocorrência de diplopia e nistagmo, além de leve elevação da pressão intra-ocular.
Neurológicas
Em alguns pacientes, o aumento do tônus da musculatura esquelética pode se manifestar por movimentos tônicos e clônicos que, às vezes, se assemelham a convulsões.
Gastrointestinais
Foram observados anorexia, náuseas e vômitos, mas esses trantornos geralmente não são graves e a grande maioria dos pacientes ingere líquidos logo após a recuperação da consciência.
Geral
Anafilaxia. Raramente forma observados caos de dor e axantema no local da injeção. Também forma observados eritema transitório e/ou erupção morbiliforme.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)