População Especial do Cloridrato de Propafenona Althaia
Uso na gravidez
Não existem estudos com mulheres grávidas. O cloridrato de propafenona deve ser usado durante a gravidez somente se o benefício potencial justificar o risco potencial ao feto e se for indicado pelo médico.
Exclusivo Comprimido 150 mg: É conhecido que o cloridrato de propafenona ultrapassa a barreira placentária em humanos. Foi relatado que a concentração de propafenona no cordão umbilical representa cerca de 30% do total no sangue materno.
Lactação
O cloridrato de propafenona deve ser usado com cuidado em lactantes e se for indicado pelo médico.
Exclusivo 150 mg: A excreção de propafenona no leite materno não foi estudada. Dados limitados sugerem que a propafenona pode ser excretada no leite materno.
Informe imediatamente ao médico se houver suspeita de gravidez, durante ou após o uso do medicamento. Informe ao médico se estiver amamentando.
Categoria de risco: C - Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Idosos
De modo geral, não foram observadas diferenças na segurança ou eficácia do medicamento quando usado por idosos. No entanto, não pode ser excluída uma sensibilidade maior de alguns indivíduos idosos e, portanto, estes pacientes devem ser monitorados cuidadosamente pelo médico.
Uso em pacientes com problemas nos rins ou fígado
O cloridrato de propafenona deve ser administrado com cautela em pacientes com insuficiência dos rins ou fígado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)