Interação Medicamentosa - Cloridrato de Pioglitazona Globo Pharma

Bula Cloridrato de Pioglitazona Globo Pharma

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Cloridrato de Pioglitazona com outros remédios?

Um inibidor de CYP2C8 (como genfibrozila) pode elevar a ASC de Cloridrato de Pioglitazona e um indutor de CYP2C8 (como rifampicina) pode reduzir a ASC de Cloridrato de Pioglitazona.

Foi relatado que a coadministração de Cloridrato de Pioglitazona com genfibrozila resulta em um aumento de três vezes na ASC de Cloridrato de Pioglitazona. Uma vez que o Cloridrato de Pioglitazona apresenta um potencial para efeitos adversos relacionados com a dose, uma diminuição da dose de Cloridrato de Pioglitazona pode ser necessária quando genfibrozila for administrado concomitantemente.

Foi relatado que a coadministração de Cloridrato de Pioglitazona com rifampicina resulta em uma diminuição de 54% na ASC de Cloridrato de Pioglitazona. Pode ser necessário aumentar a dose de Cloridrato de Pioglitazona em função da resposta clínica quando a rifampicina é administrada concomitantemente.

Estudos de interação demonstraram que o Cloridrato de Pioglitazona não afeta a farmacocinética ou farmacodinâmica da digoxina, varfarina, femprocumona ou metformina, e em coadministração com sulfonilureias não parece afetar a farmacocinética da sulfonilureia. Estudos em humanos não mostram indução dos principais citocromos induzidos P450, 1A, 2C8/9 e 3A4. Estudos in vitro não demonstraram inibição de qualquer subtipo dos citocromos P450; interações com substâncias metabolizadas por estas enzimas, por exemplo, contraceptivos orais, ciclosporina, bloqueadores do canal de cálcio e os inibidores de reductase HMGCoA não são esperados.

Hipoglicemia pode ocorrer quando Cloridrato de Pioglitazona é administrada com sulfonilureia ou insulina.

Os pacientes que receberam Cloridrato de Pioglitazona em combinação com insulina ou outros medicamentos antidiabéticos (particulamermente insulinas secretagogos como sulfonilureias) podem correr risco de desenvolverem hipoglicemia. A redução da dose da medicação antidiabética concomitante pode ser necessária para reduzir o risco de hipoglicemia.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.