Como o Citrato de Sildenafila age no corpo?
Resultados de Eficácia
Estudos clínicos mostraram que o citrato de sildenafila melhora significativamente a capacidade de obter e manter ereções em homens com disfunção erétil de várias causas. O efeito foi mantido por até um ano.
Em pacientes diabéticos, 59% tiveram melhora; após cirurgia de próstata, 43%; e em lesados medulares, 83%. A satisfação sexual geral também aumentou.
Desfechos em Ensaios Clínicos
Questionários mostraram melhoras na capacidade de penetração e manutenção da ereção. O efeito foi maior com 50 mg e 100 mg.
Efeito na manutenção da ereção

Comparação com placebo

Figura 2. Percentual de pacientes com melhora nas ereções

Como Funciona no Organismo
Mecanismo de Ação
Inibe a enzima PDE5, aumentando o GMPc nos corpos cavernosos do pênis. Isso relaxa a musculatura e aumenta o fluxo sanguíneo para a ereção quando há estímulo sexual. É 10 vezes mais seletivo para PDE5 que para PDE6 (olhos).
Efeitos no Corpo
Reduz levemente a pressão arterial. Em pacientes cardíacos, não prejudicou o fluxo coronariano. Pode causar alterações transitórias na percepção de cores (azul/verde).
Absorção e Eliminação
Absorção rápvia, concentração máxima em 30-120 min. Alimentos gordurosos podem atrasar o efeito. Metabolizado no fígado, eliminado principalmente nas fezes. Meia-vida de 3-5 horas.
Idosos e pessoas com problemas graves no fígado ou rins podem ter concentrações mais altas no sangue.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)