Ação da Substância - Cilostazol EMS

Bula Cilostazol EMS

Princípio ativo: Cilostazol

Classe Terapêutica: Inibidores da Agregação Plaquetária, Realçadores do Amp Cíclico

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como o Cilostazol EMS funciona no organismo?

Eficácia comprovada


Estudos científicos mostraram que o cilostazol aumenta a distância que pacientes com dor nas pernas ao caminhar conseguem percorrer sem dor. O efeito aparece após 3-4 semanas de tratamento. Em oito pesquisas com mais de 2.000 pacientes, aqueles que usaram cilostazol (50mg ou 100mg duas vezes ao dia) tiveram melhora significativa na caminhada comparado a quem usou placebo. Os benefícios foram observados já nas primeiras 2-4 semanas.

Características do medicamento


O cilostazol é um inibidor da fosfodiesterase tipo III. Sua fórmula química é C20H27N5O2 e seu peso molecular é 369,46. Apresenta-se como pó cristalino branco, solúvel em álcool e insolúvel em água.

Age aumentando uma substância chamada AMP cíclico nas plaquetas e vasos sanguíneos, inibindo a formação de coágulos e dilatando os vasos. Também reduz triglicerídeos (em 15%) e aumenta o colesterol bom (HDL).

Após ingestão, é bem absorvido principalmente com alimentos gordurosos. É metabolizado no fígado e eliminado principalmente pela urina. A meia-vida é de 11-13 horas. Pacientes com problemas graves nos rins ou fígado podem precisar de ajuste de dose.

Idade e gênero

Não foram encontradas diferenças significativas de efeito entre homens e mulheres de 50-80 anos.

Fumantes

Fumantes podem ter redução de 20% na absorção do medicamento.

Problemas no fígado

Pacientes com problemas hepáticos leves têm absorção similar a pessoas saudáveis. Não há estudos em casos graves.

Problemas nos rins

Em insuficiência renal leve a moderada, o efeito é similar ao de pessoas saudáveis. Em casos graves pode haver alterações na concentração do remédio no sangue.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.