Como usar - Cibinqo

Bula Cibinqo

Princípio ativo: Abrocitinibe

Classe Terapêutica: Outros Produtos Anti-inflamatórios Não Esteroidais Dermatológicos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Cibinqo?

A dose inicial recomendada de Cibinqo® é de 100 mg ou 200 mg uma vez ao dia com base nas características individuais do paciente:

  • Uma dose inicial de 100 mg uma vez ao dia é recomendada para pacientes com maior risco de tromboembolismo venoso (TEV), evento cardiovascular adverso maior (MACE) e malignidade. Se o paciente não responder adequadamente a 100 mg uma vez ao dia, a dose pode ser aumentada para 200 mg uma vez ao dia (ver abaixo).
  • Uma dose de 200 mg uma vez ao dia pode ser apropriada para pacientes que não apresentam maior risco de TEV, MACE e malignidade ou para pacientes com resposta inadequada a 100 mg uma vez ao dia. Após o controle da doença, a dose deve ser reduzida para 100 mg uma vez ao dia. Se o controle da doença não for mantido após a redução da dose, o novo tratamento com 200 mg uma vez ao dia pode ser considerado.

A dose efetiva mais baixa para manutenção deve ser considerada. A descontinuação do tratamento deve ser considerada em pacientes que não apresentam evidência de benefício terapêutico após 24 semanas. Siga a prescrição e recomendações do seu médico.

Cibinqo® pode ser usado com ou sem terapias tópicas medicamentosas para tratamento da dermatite atópica.

Cibinqo® deve ser administrado via oral uma vez ao dia, com ou sem alimentos, aproximadamente no mesmo horário do dia. Para pacientes que sentem náusea durante o tratamento com Cibinqo®, a ingestão com alimentos pode melhorar a náusea.

Engula os comprimidos de Cibinqo® inteiros e intactos com água. Não esmague, corte ou mastigue os comprimidos de Cibinqo®.

O tratamento com Cibinqo® não deve ser iniciado em pacientes com contagem de plaquetas, contagem absoluta de linfócitos, contagem absoluta de neutrófilos ou valor de hemoglobina alterados.

O início da resposta ao medicamento pode ser observado a partir do segundo dia após a primeira dose de 200 mg/dia e a partir do quinto dia após a primeira dose de 100 mg/dia.

Interrupção da dose

Caso o paciente desenvolva uma infecção grave, sepse ou infecção oportunista, deve-se considerar a interrupção de Cibinqo® até que a infecção seja controlada. 

A interrupção da administração de Cibinqo® deve ser considerada pelo seu médico para o manejo de alterações nos exames laboratoriais.

Doses esquecidas

Se uma dose for esquecida, os pacientes devem ser orientados a tomar a dose o quanto antes, a não ser que seja menos de 12 horas antes da próxima dose, nesse caso o paciente não deverá tomar a dose esquecida. Depois disso, deve-se retomar a dosagem no horário regular programado.

Interações medicamentosas

Quando a dose recomendada for de 100 mg ou 200 mg de Cibinqo® uma vez ao dia, a dose deverá ser reduzida em 50%, ou seja, 50 mg ou 100 mg uma vez ao dia, respectivamente, em pacientes que estejam tomando fortes inibidores do citocromo P450 (CYP) 2C19 (ex.: fluvoxamina, fluconazol). O uso de Cibinqo® não é recomendado concomitantemente com indutores moderados ou fortes das enzimas CYP2C19/CYP2C9 (por exemplo, rifampicina, apalutamida, efavirenz, enzalutamida, fenitoína).

Uso em Pacientes com Insuficiência Renal (diminuição da função dos rins)

Nenhum ajuste de dose é necessário em pacientes com insuficiência renal leve. 

Em pacientes com insuficiência renal moderada, a dose recomendada de Cibinqo® deve ser reduzida pela metade para 100 mg ou 50 mg uma vez ao dia. 

Em pacientes com insuficiência renal grave, 50 mg uma vez ao dia é a dose inicial recomendada. A dose diária máxima é de 100 mg.

Uso em Pacientes com Insuficiência Hepática (incapacidade do fígado de funcionar adequadamente)

Nenhum ajuste de dose é necessário para pacientes com insuficiência hepática leve ou moderada. Cibinqo® não foi estudado em pacientes com insuficiência hepática grave.

Uso em Idosos

A dose inicial recomendada para doentes com idade ≥ 65 anos é de 100 mg uma vez por dia.

Uso em Crianças

Cibinqo® não é recomendado para crianças com menos de 12 anos de idade. A segurança e a eficácia de Cibinqo® em pacientes pediátricos com menos de 12 anos de idade não foram estabelecidas. Não há dados disponíveis.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.