Como usar o Bicarbonato de Sódio Fresenius Kabi?
Antes da preparação
Verifique se a solução está limpa, sem cor e sem partículas visíveis, se o frasco está danificado ou vazando, e se não está vencido.
Não use se estiver turvo, com depósito ou se o recipiente estiver violado.
A solução de bicarbonato de sódio 8,4% é para uso na veia e deve ser aplicada sob orientação médica, conforme cada paciente.
Após abrir, use imediatamente. Descarte o que não for usado.
Cristais podem aparecer, mas isso não significa que o produto está estragado. Aqueça em banho-maria e agite para dissolver antes de usar.
Se misturar com outros remédios, garanta cuidados de assepsia e verifique a compatibilidade. Descarte o que não for usado.
Evite uso prolongado. O edetato dissódico na solução pode se ligar a metais como cálcio, diminuindo o cálcio no sangue se usado por muito tempo ou muito rápido.
Incompatibilidade
Não misture com remédios como dobutamina, dopamina e noradrenalina. Outros aditivos também podem não ser compatíveis. Evite misturar com soluções contendo cálcio, a menos que a compatibilidade seja conhecida, pois pode formar partículas sólidas.
Observação: Não use se houver precipitado.
Posologia do Bicarbonato de Sódio Fresenius Kabi
Adultos e crianças maiores que 2 anos
A aplicação na veia depende da condição clínica e características do paciente.
Dose máxima: 16 g/dia para menores de 60 anos e 8 g/dia para maiores de 60 anos.
Crianças menores que 2 anos
Dose máxima: 8 mEq/kg/dia.
Acidose metabólica associada à parada cardíaca
Em parada cardíaca, aplique rápido na veia uma a duas seringas de 50 mL (44,6 a 100 mEq). Se necessário, repita 50 mL (44,6 a 50 mEq) a cada 5-10 minutos, conforme o pH do sangue. Em emergências com aplicação rápida de grandes quantidades, tome cuidado. Soluções concentradas de bicarbonato podem aumentar muito o sódio no sangue, mas os riscos da acidose são maiores.
Em acidose menos grave, o bicarbonato pode ser adicionado a outros líquidos para aplicação na veia. Para adolescentes e adultos, use cerca de 2 a 5 mEq/kg em 4 a 8 horas, conforme a gravidade.
Acidose metabólica associada ao choque
Monitore com exames de gases no sangue, osmolaridade, nível de lactato, hemodinâmica e batimentos cardíacos.
Comece com 2 a 5 mEq/kg em 4 a 8 horas. Se os sintomas graves melhorarem, reduza a dose e a frequência.
Acidose metabólica associada a ressuscitação cardiorrespiratória
Aplique na veia. Dose conforme idade, peso e quadro clínico. Em reanimação, use 50 a 100 mEq a cada 5-10 minutos. Nos demais, ajuste conforme necessidade de bicarbonato (medido pelo pH e nível no sangue).
Instruções gerais
Não tente corrigir totalmente o nível baixo de CO2 nas primeiras 24 horas, pois pode causar alcalose. Valores de CO2 perto de 20 mEq/L ao final do primeiro dia geralmente resultam em pH normal. Corrigir totalmente no primeiro dia pode deixar o pH do sangue muito alcalino, causando efeitos indesejados.
Siga a orientação médica sobre horários, doses e duração do tratamento.
Não pare sem orientação do médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)