Como o princípio ativo do Antimicótico CTL funciona?
Resultados de estudos
Creme dermatológico / Solução tópica
Estudos clínicos com Clotrimazol 1% (creme, solução, spray) em pacientes com dermatomicoses como dermatofitose, candidíase ou pano branco mostraram taxas de cura entre 71% e 90% sem diferenças significativas entre tratamentos. Em estudos comparados com placebo, Clotrimazol teve taxas de cura significativamente maiores.
Em crianças, o tratamento com Clotrimazol para micoses como tinha do corpo e pé-de-atleta é recomendado, com aplicação 2 vezes ao dia por 2 a 4 semanas. Também é indicado para candidíase mucocutânea e pano branco em crianças.
Comprimido vaginal / Creme vaginal
Estudos com comprimido vaginal de clotrimazol 500 mg e creme vaginal 1% ou 2% em candidíase vulvovaginal mostraram altas taxas de cura (83-94%). Em estudos comparados com placebo, Clotrimazol teve resultados significativamente melhores.
Características do medicamento
Creme dermatológico / Solução tópica
Clotrimazol é um derivado imidazólico com amplo espectro contra fungos. Age inibindo a síntese de ergosterol, danificando a membrana celular dos fungos.
Após aplicação na pele, a absorção sistêmica é mínima. A melhora dos sintomas geralmente ocorre em 1-2 semanas.
Comprimido vaginal / Creme vaginal
Clotrimazol age inibindo a síntese de ergosterol, danificando a membrana celular fúngica. Também age contra bactérias gram-positivas e gram-negativas.
Após aplicação vaginal, apenas 3-10% é absorvido, com rápida metabolização hepática. Concentrações plasmáticas são muito baixas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)