Como o Afolimax funciona?
O que os estudos mostram?
Pesquisas feitas na Hungria pelo cientista Andrew E. Czeizel são muito importantes na prevenção de defeitos no tubo neural. Um estudo com quase 5.500 grávidas mostrou que tomar um suplemento vitamínico com 0,8mg de Ácido Fólico reduz o risco de malformações no tubo neural, no trato urinário e no coração do bebê. Além disso, diminui enjoos, náuseas e vômitos nos primeiros três meses de gravidez. Também reduz partos prematuros e melhora a qualidade do leite materno.
Referências
1. CZEIZEL, A.E., DUDÁS I. Prevention of the first occurrence of neural-tube defects by periconceptional vitamin supplementation. N Engl J Med. v. 327, p. 1832-1835, 1992.
2. CZEIZEL, A.E. Prevention of congenital abnormalities by periconceptional multivitamin supplementation. Brit Med J. v. 306, p.1645-1648, 1993. Eur J Obstet Gynec Reprod Biol. v. 75, p.151-161, 1998.
3. CZEIZEL, A.E. The primary prevention of birth defects: Multivitamins or folic acid?. Int J Med Sci. v 1, p. 50-61, 2004.
Como o Ácido Fólico funciona?
O Ácido Fólico presente no remédio também é chamado de ácido pteroilglutâmico. Ele é diferente do Ácido Fólico dos alimentos porque está na forma de monoglutamato, enquanto o Ácido Fólico dos alimentos está na forma de poliglutamato. O Ácido Fólico do remédio é transformado no fígado em sua forma ativa, o ácido tetraidrofólico.
O Ácido Fólico está presente em quase todos os alimentos, em pequenas quantidades, na forma de poliglutamatos, que podem ser destruídos durante o cozimento.
O Ácido Fólico é uma vitamina essencial para a multiplicação das células de todos os tecidos do corpo, porque é necessário para a produção de DNA e, portanto, para a divisão celular. A falta de Ácido Fólico afeta todos os tecidos, mas os danos são mais rápidos nos tecidos que se renovam mais depressa. Por isso, as células do sangue, o revestimento do intestino (especialmente o intestino delgado) e as mucosas em geral não se renovam direito quando falta Ácido Fólico, causando problemas graves que podem não ter sintomas claros, o que dificulta o diagnóstico da falta dessa vitamina.
Como o corpo processa o Ácido Fólico?
O Ácido Fólico é quase totalmente absorvido pelo intestino (duodeno). Ele é eliminado pelos rins, principalmente na forma de metabólitos. O excesso de Ácido Fólico ingerido (acima da dose diária recomendada) é eliminado na urina, em grande parte sem alterações. Doses baixas, como 0,2mg, são totalmente aproveitadas pelo corpo. Doses altas, acima de 15mg, têm uma taxa de eliminação que varia de 50% a 90%.
Depois de ser convertido em ácido tetraidrofólico, o Ácido Fólico é necessário para a produção normal de purinas e timidilato, para o metabolismo de aminoácidos como glicina e metionina, para o metabolismo da histidina e para a produção de glóbulos vermelhos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)