Ação da Substância - Ad-Til

Bula Ad-Til

Princípio ativo: Acetato de Retinol + Colecalciferol

Classe Terapêutica: Associações Vitaminas A com D

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como Ad-Til funciona no organismo?

Resultados de Eficácia

O uso de vitaminas A e D é indicado quando há deficiência por ingestão insuficiente ou má absorção. Estudos mostram que suplementação com vitamina A em crianças desnutridas reduz mortalidade, cegueira, diarreia e infecções. Em um estudo com 11.200 crianças, houve 30% menos mortes no grupo suplementado.

Em recém-nascidos prematuros, suplementação com vitamina A diminuiu necessidade de oxigênio. Para tratar xeroftalmia (problemas oculares), a OMS recomenda doses orais de vitamina A.

Vitamina D tem três usos principais:

  • Prevenir e curar raquitismo nutricional
  • Tratar raquitismo metabólico e osteomalácia
  • Tratar hipoparatireoidismo

Doses adequadas previnem raquitismo e osteomalácia. Estudos mostram que 500 UI diárias normalizam níveis de vitamina D em prematuros. Para raquitismo por anticonvulsivantes, doses de 4.000 UI/dia são eficazes.

Características Farmacológicas

Ad-til® combina vitaminas A (acetato de retinol) e D (colecalciferol), lipossolúveis. São armazenadas no fígado, metabolizadas lentamente e eliminadas nas fezes.

Vitamina A é absorvida no intestino (80%), distribuída no corpo e estocada no fígado. É transportada por proteínas sanguíneas e eliminada na urina como metabólitos inativos.

Vitamina D3 regula cálcio, fósforo e mineralização óssea. Absorvida no intestino com ajuda da bile, é transformada no fígado e rins em sua forma ativa (calcitriol). Eliminada nas fezes.

Usadas conforme recomendado, não causam intoxicação. Excesso por acúmulo no fígado pode provocar efeitos adversos.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.