Quais cuidados devo ter ao usar o Zyprexa IM?
O uso de Zyprexa IM foi associado ao desenvolvimento de discinesia tardia (dificuldade em realizar movimentos voluntários). Caso o paciente desenvolva sinais e/ou sintomas dessa doença, o médico deverá considerar o ajuste da dose ou a interrupção do tratamento com a olanzapina.
Zyprexa IM deve ser usado cuidadosamente nos seguintes tipos de pacientes:
Pacientes com histórico de convulsões ou que estão sujeitos a fatores que possam desencadear convulsões, direta ou indiretamente; pacientes com aumento da próstata, alteração do funcionamento de uma parte do intestino (íleo paralítico), glaucoma de ângulo estreito (uma doença que atinge os olhos) ou condições relacionadas; pacientes que tenham alteração na contagem de células sanguíneas; pacientes com história de depressão/toxicidade da medula óssea induzida por drogas; pacientes com depressão da medula óssea causada por doença concomitante, radioterapia ou quimioterapia; pacientes com TGP e/ou TGO (enzimas do fígado) elevadas; pacientes com sinais e sintomas de insuficiência hepática ou outras doenças que atinjam o fígado, diminuindo a sua função; pacientes que estejam em tratamento com medicamentos que são tóxicos ao fígado.
Em pacientes diabéticos, ou com pré-disposição a esta doença, em tratamento com Zyprexa IM, recomenda-se o acompanhamento médico devido ao aumento da freqüência desta doença em pacientes com esquizofrenia.
Devido à possibilidade de bradicardia (lentidão dos batimentos cardíacos) e/ou hipotensão (diminuição da pressão sangüínea) com olanzapina na administração intramuscular, os pacientes devem permanecer deitados após a injeção, caso apresentem sonolência ou tontura, até que o exame indique que não estão com queda da pressão arterial, diminuição do ritmo das batidas do coração e/ou com dificuldades para respirar.
Deve-se ter cautela em:
- Pacientes com doença cardiovascular grave, onde a ocorrência de desmaio (síncope), queda da pressão arterial e/ou diminuição do ritmo dos batimentos cardíacos podem colocar o paciente em maior risco médico;
- Pacientes que realizam tratamento com medicamentos que induzam queda da pressão arterial, diminuição do ritmo dos batimentos cardíacos, diminuição do número dos movimentos da respiração e alteração da atividade do Sistema Nervoso Central. A administração concomitante de Zyprexa IM com benzodiazepínicos por via parenteral não foi estudada e portanto, não é recomendada.
Deve-se ter cautela quando Zyprexa IM for prescrito com drogas que sabidamente alteram o eletrocardiograma, indicando alteração da condução de impulsos nervosos para o coração, especialmente em pacientes idosos.
Zyprexa IM não foi estudado em indivíduos com menos de 18 anos de idade.
Devido ao fato de Zyprexa IM poder causar sonolência, os pacientes devem ser alertados quando operarem máquinas, incluindo automóveis, enquanto estiverem em tratamento com a olanzapina.
Zyprexa IM não pode ser administrado por via endovenosa ou subcutânea.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Atenção: Este medicamento contém açúcar (lactose), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)