Quais cuidados devo ter ao usar o Zycitapram?
Avisar ao seu médico se teve ou tem algum problema de saúde.
Principalmente, fale com seu médico se você teve ou:
- Tem episódios de mania ou pânico.
- Tem comprometimento do funcionamento dos rins e/ou fígado. Seu médico pode precisar ajustar a dose do medicamento.
- Tem diabetes. O tratamento com o Zycitapram pode alterar o controle glicêmico. Pode ser necessário um ajuste de dose do hipoglicemiante oral ou da insulina.
- Tem epilepsia ou histórico de tremores. O tratamento com o Zycitapram deve ser descontinuado se ocorrerem convulsões ou um aumento da frequência das crises convulsivas.
- Tem tendência a sangramentos ou algum tipo de distúrbio hemorrágico.
- Tem níveis de sódio diminuídos no sangue.
- Está em terapia eletroconvulsiva
- Tem ou teve problemas do coração ou teve um ataque cardíaco recentemente.
- Tem baixa frequência cardíaca em repouso e/ou sabe que pode ter redução de sal como resultado de diarreia e vômito severos e prolongados ou usa diuréticos.
- Tem batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, desmaios, colapso ou tonturas ao ficar de pé, isto pode indicar funcionamento anormal da frequência cardíaca.
- Problemas com seus olhos, como certos casos de glaucoma.
Consulte o seu médico mesmo que um destes problemas já tenha sido tratado no passado.
Atenção
Alguns pacientes com doença maníaca depressiva, podem apresentar uma virada para a fase maníaca. A mania é caracterizada por mudanças incomuns e rápidas das idéias, alegria inapropriada e atividade física excessiva. Se você se sentir assim, contate o seu médico imediatamente.
Sintomas como inquietude ou dificuldade de sentar ou permanecer em pé também podem ocorrer nas primeiras semanas de tratamento. Avise imediatamente o seu médico se você sentir esses sintomas.
Pensamentos suicidas e agravamentos da sua depressão ou distúrbio de ansiedade
Ocasionalmente, os sintomas da depressão ou de transtornos da ansiedade podem incluir pensamentos de suicídio ou de causar ferimento a si próprio. É possível que estes sintomas continuem ou fiquem mais intensos antes que o efeito completo do tratamento antidepressivo se torne evidente, o que ocorre em aproximadamente duas semanas ou até após um período maior.
Assim:
- Se você possui histórico de ter pensamentos suicidas ou de se auto-agredir.
- Se você é um jovem adulto. (Informação obtida em ensaios clínicos tem demonstrado um risco aumentado de comportamento suicida em adultos jovens (menos de 25 anos) com problemas psiquiátricos tratados com antidepressivos).
Contate o seu médico ou vá a um hospital imediatamente se, a qualquer momento, você tiver pensamentos de se auto agredir ou de se matar.
Pode ser útil contar a um parente ou amigo que você sofre de depressão ou de transtornos de ansiedade e pedi-los que também leiam a bula. Algumas vezes você pode não conseguir perceber a existência dos sintomas anteriormente citados, portanto pode ser útil pedir a ajuda de um amigo ou familiar para lhe ajudar a observar possíveis sinais de mudança no seu comportamento.
Uso em crianças e em adolescentes com menos de 18 anos de idade
Normalmente o Zycitapram não deve ser usado no tratamento de crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade. Os pacientes com menos de 18 anos de idade apresentam um risco maior para alguns efeitos adversos, tais como tentativas de suicídio, pensamentos suicidas e hostilidade (predominantemente agressividade, comportamento opositor e raiva), quando fazem uso desta classe de medicamentos. No entanto, o seu médico pode decidir prescrever o Zycitapram para pacientes com menos de 18 anos de idade, porque decidiu ser a melhor conduta médica para aquele paciente. Se o seu médico prescreveu o Zycitapram para um paciente com menos de 18 anos de idade e você quer conversar mais sobre esta indicação, por favor, volte ao seu médico e converse com ele. Você deve informar o seu médico se qualquer um dos sintomas aqui citados ocorrer ou se agravar durante o tratamento de menores de 18 anos de idade com o Zycitapram.
Este medicamento não é recomendado em crianças.
Informações relacionadas a sua doença
Como ocorre com outros medicamentos usados no tratamento da depressão e doenças relacionadas, a melhora pode não ser obtida imediatamente. Após o início do tratamento com o Zycitapram serão necessárias algumas semanas até que você se sinta melhor. No tratamento do transtorno do pânico, usualmente são necessárias de 2 a 4 semanas para que a melhora se inicie.
No início do tratamento alguns pacientes podem sentir um aumento da ansiedade, que irá desaparecer com a continuação do tratamento. Portanto, é muito importante que você siga exatamente as orientações do seu médico e não interrompa o mesmo, nem mude de dose, antes de consultar o seu médico.
Gravidez, Aleitamento e Fertilidade
Informe o seu médico se você está grávida ou planeja ficar grávida.
Não tome o Zycitapram se você estiver grávida ou amamentando, exceto se você e seu médico já conversaram sobre os riscos e benefícios relacionados.
Se você tomar o Zycitapram, durante os últimos 3 meses de sua gravidez e até a data de nascimento você deve estar ciente de que os seguintes efeitos podem ser vistos em seu recém-nascido:
- Problemas respiratórios, pele azulada, convulsões, mudanças na temperatura corporal, dificuldades de alimentação, vômitos, açúcar baixo no sangue, contrações espontâneas dos músculos, reflexos vívidos, tremores, icterícia, irritabilidade, letargia, choro constante, sonolência e dificuldades para dormir. Se o seu bebê recém-nascido apresentar algum destes sintomas contacte o seu médico imediatamente.
Verifique se o seu obstetra e/ ou médico sabe que está utilizando Zycitapram. Quando tomados durante a gravidez, especialmente nos últimos 3 meses de gravidez, medicamentos como o Zycitapram bebês, chamada de hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido (HPPN), fazendo o bebê respirar mais rápido e aparentar um tom azulado. Estes sintomas geralmente começam nas primeiras 24 horas após o nascimento do bebê. Se isso acontecer com seu bebê, você deve contatar o seu obstetra e/ ou o seu médico imediatamente.
Se você está amamentando, pergunte ao seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Você não deve amamentar enquanto estiver tomando o Zycitapram porque pequenas quantidades do medicamento podem passar para o leite materno.
Se usado durante a gravidez, o Zycitapram não deve nunca ser interrompido abruptamente.
Se você tomar Zycitapram perto do final da gravidez, pode haver um risco aumentado de sangramento vaginal intenso logo após o nascimento, especialmente se você tiver um histórico de distúrbios hemorrágicos. O seu médico ou obstetra devem saber de que está a tomar Zycitapram para que possam aconselhá-la.
Em estudos em animais o Zycitapram mostrou reduzir a qualidade do esperma. Teoricamente, isso pode afetar a fertilidade, mas até o momento não foi observado nenhum impacto na fertilidade humana.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Zycitapram geralmente não causa sonolência, entretanto se você sentir tonturas ou sonolência quando começar a usar o medicamento, não dirija ou utilize ferramentas ou máquinas até esses sintomas desaparecerem.
Geralmente Zycitapram não afeta a habilidade de suas atividades diárias normais. Entretanto, você precisa ter cautela quando dirigir veículos, operar máquinas ou realizar atividades que requiram sua atenção.
Zycitapram comprimidos revestidos 20mg contém lactose.
Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância a alguns açúcares não devem utilizar este medicamento. Converse com seu médico sobre isto.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)