Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Zostavax?
A exemplo de qualquer vacina, Zostavax® pode causar eventos adversos. Nos estudos, os eventos adversos mais comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) ocorreram no local da injeção. Esses eventos adversos incluíram vermelhidão, dor, inchaço, nódulo duro, coceira, calor e ferimento no local da injeção. Também houve relato de dor de cabeça e dor no braço ou na perna.
Os eventos adversos adicionais a seguir foram relatados com Zostavax®:
- Reações alérgicas, que podem ser graves e podem incluir dificuldade para respirar ou engolir. Se você apresentar uma reação alérgica, ligue imediatamente para seu médico;
- Catapora;
- Febre;
- Urticária no local da injeção;
- Dor articular;
- Dor muscular;
- Nausea;
- Erupção cutânea;
- Erupção cutânea no local da injeção;
- Herpes-zóster;
- Gânglios inchados próximo ao local da injeção (o inchaço pode durar alguns dias a algumas semanas);
- Síndrome de Guillain-Barré (fraqueza muscular, sensações anormais, formigamento nos braços, pernas e parte superior do corpo);
- Perda de movimentos do músculo facial.
Consulte o profissional de saúde responsável para obter uma lista completa de eventos adversos. Informe imediatamente seu médico sobre sintomas incomuns ou graves que surgirem depois de receber Zostavax®. Se a condição persistir ou piorar, procure seu médico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)