Quais cuidados devo ter ao usar o Zemaira?
Fale com seu médico ou profissional de saúde antes de usar Zemaira® sobre preocupações, condições de saúde ou problemas que você possa ter.
A taxa de infusão determinada pelo seu médico deve ser respeitada. Durante as primeiras infusões, o seu médico irá monitorar de perto seu estado clínico e os sinais vitais. O seu médico poderá decidir diminuir ou interromper completamente a infusão e iniciar o tratamento adequado.
Reações alérgicas
Você pode ser alérgico a Zemaira® mesmo que tenha recebido anteriormente medicamentos com alfa1antitripsina e os tenha tolerado bem. Em alguns casos podem ocorrer reações alérgicas graves. Pode acontecer particularmente se você não tiver quantidade suficiente da imunoglobulina tipo A (IgA) no sangue (deficiência de IgA).
O seu médico irá informá-lo sobre os sinais de reações alérgicas, por exemplo:
- Batimentos cardíacos mais rápidos (taquicardia);
- Diminuição da pressão arterial (hipotensão);
- Tonturas (confusão);
- Perda temporária de consciência (síncope);
- Diminuição do consumo de oxigênio;
- E inchaço da faringe (edema).
Informe imediatamente o seu médico ou profissional de saúde se notar alguma reação durante a infusão deste medicamento. Dependendo da natureza e gravidade da reação, o seu médico decidirá interromper a infusão e iniciar o tratamento adequado
Agentes transmissíveis
Zemaira® é feito a partir de plasma humano (componente líquido do sangue com as células sanguíneas removidas).
Quando os medicamentos são feitos a partir de sangue ou plasma humano, algumas medidas são tomadas para evitar que infecções sejam transmitidas aos pacientes. Estas incluem:
- Seleção cuidadosa de doadores de sangue e plasma para garantir que àqueles em risco de contrair infecções sejam excluídos,
- Teste para sinais de vírus/infecções em amostras de sangue e plasma doados,
- Inclusão de etapas no processamento do sangue ou plasma que possam inativar ou remover vírus.
Estes tratamentos especiais são considerados eficazes contra certos vírus (como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o vírus da hepatite A, o vírus da hepatite B, o vírus da hepatite C e o vírus parvovírus B19).
Vacinação apropriada para Hepatite A e B deve ser considerada para pacientes em tratamento regular/repetido com alfa1antitripsina derivada do plasma humano.
No entanto, apesar destas medidas, quando administrados os medicamentos preparados a partir de sangue ou plasma humano, a possibilidade de transmissão da infecção não pode ser totalmente excluída. Isso também se aplica a qualquer vírus desconhecido ou emergente ou outros tipos de infecções.
É altamente recomendável que toda vez que você receber uma dose de Zemaira®, o nome e o número do lote do medicamento sejam registrados, a fim de manter um registro dos lotes utilizados.
Gravidez, amamentação e fertilidade
Se você estiver grávida ou amamentando, se pode estar grávida ou planeja engravidar, informe o seu médico ou profissional de saúde antes de tomar este medicamento.
Gravidez
Uma vez que a alfa1antitripsina é um componente normal do sangue humano, não se espera que a dose recomendada deste medicamento cause danos ao feto em desenvolvimento. No entanto, como não existe informação disponível sobre a segurança da utilização de Zemaira® durante a gravidez, se estiver grávida, este medicamento só deve ser prescrito pelo seu médico com cautela.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Lactação
Não se sabe se Zemaira® é excretado no leite humano. Se estiver amamentando, o seu médico irá avaliar os riscos e benefícios de tomar este medicamento.
Fertilidade
Não se sabe se Zemaira® tem efeito na fertilidade humana. Uma vez que a alfa1antitripsina é um componente normal do sangue humano, não são esperados efeitos adversos na fertilidade quando administrado nas doses recomendadas.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Zemaira® pode ter uma pequena influência sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Pode ocorrer tontura após a administração deste medicamento. Se sentir tonturas, não deve conduzir ou utilizar máquinas até que a tontura tenha passado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)