Como usar o Yvi?
Siga rigorosamente o procedimento indicado, pois o não cumprimento pode ocasionar falha na obtenção dos resultados.
Cada cartela contém comprimidos revestidos para 28 dias de tratamento. Você deve tomar um comprimido revestido diário e continuamente, isto é, após terminar a primeira cartela (28 comprimidos revestidos) deve-se começar a próxima cartela no dia seguinte.
Ingira um comprimido revestido (2 mg) por dia, com ajuda de pequena quantidade de líquido, sem mastigar e, de preferência, sempre à mesma hora do dia. É indiferente o horário do dia em que o comprimido revestido seja tomado. Mas, uma vez escolhido o horário deve-se mantê-lo aproximadamente constante.
Início do uso de Yvi®
Se você ainda estiver menstruando regularmente, deve começar o tratamento com Yvi® nos primeiros cinco dias de menstruação com um regime combinado de Yvi® e um progestógeno. O seu médico irá orientá-la como tomá-lo.
Caso suas menstruações sejam pouco frequentes ou já tenham cessado em razão da menopausa, o tratamento pode ser iniciado com um regime combinado em qualquer momento, desde que seja excluída a existência de gravidez. Se você não possui mais útero (mulheres histerectomizadas) pode iniciar o uso de Yvi® a qualquer momento. Seu médico irá orientá-la.
Mudando de outra Terapia de Reposição Hormonal (cíclica, sequencial ou combinada contínua)
Se você estiver mudando de outra TRH, deve completar o ciclo com o medicamento em uso antes de iniciar a terapia com Yvi®.
Informações adicionais para populações especiais
Crianças e adolescentes
Yvi® não é indicado para o uso em crianças e adolescentes.
Pacientes idosas
Não existem dados que sugiram a necessidade de ajuste de dose em pacientes idosas.
Pacientes com disfunção hepática
Yvi® não foi especificamente estudado em pacientes com disfunção hepática. Não tome Yvi® se você tem ou teve tumores no fígado. Não tome Yvi® se você tiver doença grave do fígado.
Pacientes com disfunção renal
Yvi® não foi especificamente estudado em pacientes com disfunção renal.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)