Quais cuidados devo ter ao usar o Xumer?
- Em estudos clínicos, o risco de desenvolvimento de úlceras com Xumer® (etoricoxibe) foi menor do que com outros AINEs. Nesses estudos, algumas pessoas desenvolveram úlceras ao tomar Xumer® (etoricoxibe) ou placebo, no entanto, a incidência foi mais alta naqueles que tomaram Xumer® (etoricoxibe).
- Caso você sinta falta de ar, dor no peito ou inchaço no tornozelo, ou algum desses sintomas piore, interrompa o tratamento com Xumer® (etoricoxibe) e consulte um médico assim que possível.
- Caso você tenha doença no rim, no fígado ou no coração, o seu médico realizará um acompanhamento adequado à sua condição.
- Se você desenvolver algum sintoma indicativo de reação alérgica grave, como dificuldade para respirar ou reação grave na pele, procure um médico imediatamente.
- O seu médico poderá discutir seu tratamento com você de tempos em tempos. É importante que você tome a dose mais baixa suficiente para controlar a sua dor e que não tome Xumer® (etoricoxibe) por mais tempo que o necessário. Isso se deve ao fato de que o risco de ataques cardíacos e derrames pode aumentar após o tratamento prolongado, especialmente com doses altas.
- Xumer® (etoricoxibe) pode aumentar a pressão arterial em algumas pessoas, especialmente quando usado em doses altas, o que pode elevar o risco de ataques cardíacos e derrames. O seu médico irá verificar sua pressão regularmente para se certificar de que é seguro continuar o tratamento.
Informe ao médico qualquer problema de saúde ou alergia que você apresente ou já tenha apresentado, incluindo:
- Doenças do coração, tais como: angina, ataque cardíaco ou bloqueio de artéria no coração.
- Estreitamento ou bloqueio das artérias das extremidades.
- Doenças dos rins.
- Doenças do fígado.
- Desidratação, por exemplo, uma crise prolongada de vômitos ou diarreia.
- Histórico de sangramento no estômago ou úlcera.
- Insuficiência cardíaca.
- Inchaço devido à retenção de líquidos.
- Pressão alta.
- Reação alérgica ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios (geralmente conhecidos como AINEs – anti-inflamatórios não esteroides).
- Histórico de derrame ou derrame transitório.
- Condições que aumentem o risco de doença arterial coronariana ou aterosclerose, como pressão alta, diabetes, colesterol alto ou tabagismo.
- Caso esteja recebendo tratamento para alguma infecção, Xumer® (etoricoxibe) pode mascarar ou esconder a febre, que é um sinal de infecção.
Gravidez e amamentação
Informe ao seu médico se estiver grávida ou se pretende engravidar; informeo também se estiver amamentando ou pretende amamentar.
Xumer® (etoricoxibe) não deve ser utilizado por mulheres a partir das 20 semanas de gravidez, porque pode causar danos ao feto.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Uso pediátrico
Xumer® (etoricoxibe) não foi adequadamente estudado em crianças, portanto, não é recomendado para crianças.
Idosos
Xumer® (etoricoxibe) age da mesma forma nos pacientes idosos e nos adultos mais jovens. As experiências adversas podem ocorrer com maior frequência nos pacientes idosos em comparação com os mais jovens. Se tiver mais de 65 anos de idade, o seu médico irá avaliá-lo e acompanhá-lo apropriadamente.
Não é necessário ajuste da dose para os pacientes idosos.
Dirigir ou operar máquinas
não existem informações sugestivas de que o uso de Xumer® (etoricoxibe) possa afetar sua capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)