Reações Adversas - Xalkori

Bula Xalkori

Princípio ativo: Crizotinibe

Classe Terapêutica: Inibidores Preoteína Kinase Antineoplásicos, ALK

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Xalkori?

Em estudos clínicos, as reações adversas mais graves em pacientes com CPNPC avançado positivo para ALK e positivo para ROS1 foram hepatoxicidade (toxicidade no fígado), doença pulmonar intersticial/pneumonite (inflamação nos pulmões) e prolongamento de intervalo QT. As reações adversas mais comuns (≥25%) em pacientes com CPNPC positivo para ALK e positivo para ROS1 foram distúrbio visual, náuseas, diarreia, vômito, edema (inchaço), constipação, transaminases (enzimas do fígado) elevadas,fadiga, diminuição do apetite, tontura e neuropatia.

As reações adversas ao Xalkori® estão listadas a seguir:

  • Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): neutropenia (diminuição de um tipo de células de defesa no sangue: neutrófilos), anemia, leucopenia (redução de células de defesa no sangue), diminuição do apetite, neuropatia (doença que afeta um ou vários nervos), tontura, disgeusia (alteração do paladar), distúrbio visual, bradicardia (diminuição do número de batimentos cardíacos), vômitos, diarreia, náusea, constipação, dor abdominal, transaminases (enzimas do fígado) elevadas, rash (erupção cutânea), edema (inchaço) e fadiga (cansaço).
  • Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): hipofosfatemia (diminuição da concentração de fosfato no sangue), prolongamento no intervalo QT do eletrocardiograma (anormalidades no teste de eletrocardiograma, que avalia a função cardíaca), síncope (desmaio), insuficiência cardíaca (função cardíaca comprometida), doença pulmonar intersticial (inflamação dos pulmões), esofagite (inflamação do estômago), dispepsia (má digestão), fosfatase alcalina no sangue aumentada (enzima encontrada em vários órgãos e tecidos), cisto renal, creatinina sanguínea aumentada (exame laboratorial que testa a função dos rins) e testosterona sanguínea reduzida.
  • Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): perfuração gastrointestinal (perfuração em região gástrica ou intestinal), insuficiência hepática (prejuízo da função do fígado), insuficiência renal (perda da função dos rins) e insuficiência renal aguda (prejuízo da função dos rins devido a uma causa aguda).
  • Frequência não conhecida (não pode ser estimado a partir dos dados disponíveis): creatina fosfoquinase sanguínea aumentada.

Atenção: Este produto é um medicamento que possui nova indicação terapêutica no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.