Quais as contraindicações do Xadago?
A safinamida não deve ser tomada:
- Se tiver alergia à safinamida ou a qualquer outro componente deste medicamento.
- Se estiver tomando algum dos seguintes medicamentos:
- Inibidores da monoaminoxidase (MAO), tais como selegilina, rasagilina, moclobemida, fenelzina, isocarboxazida, tranilcipromina (por ex., para o tratamento da doença de Parkinson ou depressão ou utilizados para qualquer outra doença).
- Petidina (um analgésico forte). Deve-se aguardar, pelo menos, 7 dias após a interrupção do tratamento com safinamida antes de iniciar um tratamento com inibidores da MAO ou petidina.
- Medicamentos opioides, tais como meperidina, metadona, propoxifeno ou tramadol.
- Erva de São João (Hypericum perforatum), produto à base de plantas utilizado para tratar a depressão.
- Se você sofre de problemas graves de fígado.
- Se tiver uma doença dos olhos que possa colocar você em risco de potenciais danos na retina (as camadas sensíveis à luz na parte de trás do olho), por ex. degeneração da retina (perda de células da camada sensível à luz na parte de trás do olho), histórico de uveíte (inflamação dentro do olho).
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência hepática grave, albinismo, degeneração de retina, uveíte, retinopatia hereditária ou retinopatia diabética progressiva.
Safinamida não deve ser tomado durante a gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Safinamida é excretada no leite, não sendo possível excluir o risco para os lactentes.
Este medicamento é contra-indicado para uso por mulheres que estejam amamentando.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)