Quais cuidados devo ter ao usar o Voltaflan Gel?
O gel deve ser aplicado somente sobre a pele sã e intacta (ausência de feridas abertas ou escoriações). Evitar o contato do produto com os olhos e as membranas mucosas. O gel não deve ser ingerido.
A segurança e eficácia do diclofenaco, independente da formulação farmacêutica não foi ainda estabelecida em crianças. Assim sendo com exceção, de casos de artrite juvenil crônica, o uso do diclofenaco não é recomendado em crianças de idade inferior a 14 anos.
Advertências do Voltaflan Gel
A probabilidade de efeitos colaterais sistêmicos ocorrerem com a aplicação tópica do diclofenaco é pequena, comparada com a frequência de efeitos colaterais do diclofenaco oral. Entretanto, quando Voltaflan® é aplicado em áreas de pele relativamente grandes e por prolongado período de tempo, a possibilidade de efeitos colaterais sistêmicos não pode ser excluída. No caso de se prever esse tipo de uso, deve-se consultar as informações de Voltaflan® comprimidos.
A segurança e eficácia do diclofenaco, independente da formulação farmacêutica, não foi ainda estabelecida em crianças. Assim sendo, com exceção de casos de artrite juvenil crônica, o uso do diclofenaco não é recomendado em crianças de idade inferior a 14 anos.
Uso na gravidez e lactação
Pela ausência de dados clínicos referentes à utilização do gel durante a gravidez e lactação, não se recomenda o seu uso durante esses períodos.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Pacientes idosos
O produto pode ser utilizado por pacientes idosos, desde que verificadas as contraindicações, precauções e advertências descritas acima.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)