Interação Medicamentosa - Vitaone C

Bula Vitaone C

Princípio ativo: Ácido Ascórbico (Vitamina C)

Classe Terapêutica: Vitamina C Pura

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vitaone C com outros remédios?

A administração concomitante de Vitaone C com ácido acetilsalicílico previne a elevação da concentração de leucócitos no sangue. O ácido ascórbico interage potencializando a ação das substâncias, em solução, com aminofilina, bleomicina eritromicina, nitrofurantoína sódica, estrogênicos conjugados, cloranfenicol, clorotiazida, hidrocortisona. Já com o paracetamol, o ácido ascórbico promove um aumento da meia-vida desta substância, sendo uma associação vantajosa.

Compostos de alumínio (ex: hidróxido, carbonato, fosfato de alumínio e magaldrate)

Aumento da absorção de alumínio, causando intoxicação.

Indinavir

Redução dos níveis plasmáticos deste.

Amidalina

Aumento da hidrólise do medicamento elevando os níveis de cianeto (metabólito), e diminuição dos níveis séricos de cisteína, que é responsável pela degradação do cianeto.

Salicilatos

Aumentam a excreção urinária de ácido ascórbico e inibem o transporte ativo (absorção) através da parede intestinal.

Cianocobalina (Vitamina B12)

Tem sua atividade reduzida, degrada de 25 a 81% de cianocobalina presente nas refeições.

Dissulfiram

O uso simultâneo pode interferir na interação dissulfiram- álcool.

Desferroxamina

Pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro nos tecidos, especialmente no coração, causando descompensação cardíaca.

Mexiletina

A acidificação da urina pode acelerar sua excreção renal.

Barbitúricos

Aumenta a necessidade diária de ácido ascórbico, pois aumentam sua excreção urinária. Anticoncepcionais orais reduzem os níveis de vitamina c no organismo através da oxidação, presumidamente por meio de um nível aumentado de ceruloplastina. O ácido ascórbico aumenta o nível plasmático de etinilestradiol e a interrupção do tratamento pode resultar numa perda de eficácia do anticoncepcional oral. Tetraciclina inibe o metabolismo e reabsorção dos túbulos renais e aumentam a excreção urinaria de vitamina C.

Corticoesteróides

Reduzem os níveis de vitamina C no organismo através da oxidação. Ácido acetilsalicílico e Primidona aumentam a excreção urinária do ácido ascórbico.Calcitonita aumenta a velocidade de utilização da vitamina C. Paracetamol tem sua meia-vida aumentada (vantajoso). Flufenazida tem sua concentração sérica diminuída, resultando em diminuição de sua ação.

Exames laboratoriais

Em diabéticos pode falsear a dosagem de açúcar na urina sem modificar a glicemia. Pode alterar determinações de glicemia (falso-negativo pelo método de oxidase e falso-positivo pelo método de redução do cobre), glicosúria no sangue e urina, e níveis séricos de transaminases, creatinina, desidrogenases lática, ácido úrico e bilirrubina. Pode também condicionar resultados falsonegativos em pesquisa de sangue oculto nas fezes e em dosagens de acetaminofeno na urina. Determina o falso doseamento elevado de carbamazepina. Recomenda-se interromper seu uso do ácido ascórbico antes da realização desses exames (mínimo de 48 horas).

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.