Quais cuidados devo ter ao usar o Vildagliptina Natcofarma do Brasil?
Siga cuidadosamente todas as instruções dadas a você pelo seu médico mesmo se forem diferentes das informações contidas nessa bula.
Tome cuidados especiais com vildagliptina:
- Se você tem problemas no rim;
- Se você tem problemas no fígado;
- Se você sofre de insuficiência cardíaca, seu médico irá decidir se prescreverá vildagliptina ou não, dependendo do grau da sua condição;
- Vildagliptina não é um substituto da insulina. Você não deve, portanto, receber vildagliptina para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 (ou seja, se seu corpo não produz insulina) nem para o tratamento de uma condição chamada cetoacidose diabética.
Se qualquer uma das condições acima se aplicar a você, fale com o seu médico antes de tomar vildagliptina. Existe uma possibilidade de hipoglicemia quando o produto for administrado em combinação com sulfonilureia ou com insulina.
Monitorando seu tratamento com vildagliptina:
Seu médico deve assegurar que os seguintes testes sejam realizados:
- Testar regularmente o açúcar no sangue e na urina;
- Verificar sua função hepática:
- No início do tratamento;
- A cada 3 meses durante o primeiro ano de tratamento e regularmente após este período;
- Se seu médico o orientou a interromper o tratamento com vildagliptina devido a problemas no fígado, você não deve recomeçar o tratamento com vildagliptina.
Vildagliptina e idosos (65 anos de idade ou mais)
Vildagliptina pode ser utilizado por pacientes idosos.
Vildagliptina e crianças/adolescentes
Não há informações disponíveis sobre o uso de vildagliptina em crianças e adolescentes (com idade menor de 18 anos). O uso de vildagliptina nesses pacientes não é, portanto, recomendado.
Mulheres grávidas
Avise o seu médico se você está grávida, se você acha que está grávida ou se você está planejando ficar grávida. Seu médico discutirá com você o risco potencial de tomar vildagliptina durante a gravidez.
Peça auxílio ao seu médico antes de tomar qualquer medicamento durante a gravidez. Seu médico discutirá com você o risco potencial de tomar vildagliptina durante a gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Mulheres amamentando
Não amamente durante o tratamento com vildagliptina.
Peça auxílio ao seu médico antes de tomar qualquer medicamento durante a amamentação. Seu médico discutirá com você o risco potencial de tomar vildagliptina durante a amamentação.
Dirigindo e operando máquinas
Pacientes que sentirem tontura devem evitar dirigir veículos ou operar máquinas.
Informações importantes sobre alguns excipientes de vildagliptina
Vildagliptina contém um excipiente chamado lactose (açúcar do leite). Se você tem grave intolerância à lactose, galactose ou má absorção de glicose-galactose, avise ao seu médico antes de tomar vildagliptina.
Pancreatite aguda
Pare de tomar vildagliptina e entre em contato com seu médico se você apresentar dores de estomago fortes e persistentes, com ou sem vômito, pois você pode estar com pancreatite.
Não existem dados conclusivos de redução de riscos micro e macrovasculares com o produto.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)