Como usar o Vie?
Vie deve ser administrado por via oral, preferencialmente com água. Para obter o maior benefício do seu medicamento, você deve tomá-lo todos os dias, à mesma hora do dia, com ou sem alimentos.
Os comprimidos de Vie podem ser partidos. Os comprimidos não devem ser mastigados.
A tolerância e a dosagem da memantina devem ser reavaliadas regularmente pelo seu médico. A primeira avaliação deve ser após os 3 primeiros meses de tratamento. Depois disso, o médico reavaliará regularmente os benefícios clínicos e sua tolerância ao tratamento. Somente o médico pode avaliar e decidir pela manutenção ou descontinuação do tratamento com Vie.
Posologia do Vie
A dose recomendada de Vie é de 20 mg por dia.
Para minimizar o risco de efeitos adversos indesejáveis, a dose de manutenção é atingida seguindo o seguinte esquema:
Semana 1 | 5 mg/dia |
Semana 2 | 10 mg/dia |
Semana 3 | 15 mg/dia |
A partir da Semana 4 | 20 mg/dia |
O tratamento deve ser iniciado com 5 mg diários (meio comprimido de Vie 10 mg, uma vez ao dia) durante a primeira semana. Esta dose é aumentada na segunda semana para 10 mg diários (um comprimido de Vie 10 mg, uma vez ao dia) e na terceira semana para 15 mg diários (um comprimido e meio de Vie 10 mg, uma vez ao dia). A partir da quarta semana, o tratamento pode ser continuado com a dose de manutenção recomendada de 20 mg diários (dois comprimidos de Vie 10 mg, uma vez ao dia).
Crianças e adolescentes (<18 anos)
Vie não é recomendado para crianças e adolescentes.
Este medicamento não é recomendado para crianças.
Função renal reduzida
Se tiver comprometimento da função dos rins, o seu médico deverá decidir por uma dose adequada a essa situação. Neste caso, o seu médico deverá monitorar a sua função renal regularmente.
Função hepática reduzida
A administração de Vie não é recomendada em pacientes com comprometimento grave do fígado.
Duração do tratamento com Vie
Continue tomando Vie enquanto tiver um efeito benéfico. O seu médico deve avaliar o tratamento regularmente.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)