Quais cuidados devo ter ao usar o Vetoryl Dechra?
O trilostano pode reduzir a síntese de testosterona e tem propriedades anti-progesterona.
Mulheres grávidas ou que tenham a intenção de engravidar devem evitar a manipulação das cápsulas.
Lavar as mãos com água e sabão após a exposição acidental e após o manuseio.
O conteúdo das cápsulas pode causar irritação da pele e olhos e sensibilização.
Não dividir ou abrir as cápsulas:
- Caso ocorra a quebra acidental da mesma e contato dos grânulos com os olhos ou pele, lavar imediatamente com quantidade abundante de água.
Caso a irritação persista recomenda-se consultar o médico, portando a embalagem do produto.
No caso de ingestão acidental, procurar assistência médica com urgência e levar a embalagem do produto ou a bula ao médico.
Pessoas com conhecida sensibilidade ao trilostano ou qualquer dos excipientes devem evitar o contato com o produto.
Advertências do Vetoryl
Como a maioria dos casos de hiperadrenocorticismo é diagnosticada em cães com idades entre 10-15 anos, outros processos Como a maioria dos casos de hiperadrenocorticismo é diagnosticada em cães com idades entre 10-15 anos, outros processos patológicos estão frequentemente presentes. É particularmente importante identificar casos de doença hepática primária e insuficiência renal uma vez que o produto é contraindicado nesses casos.
A presença simultânea de diabete melito e hiperadrenocorticismo requer monitoramento específico. Se um cão foi previamente tratado com mitotano, sua função adrenal pode estar reduzida. Experiências anteriores sugerem que deve ser respeitado um intervalo mínimo de um mês entre a última administração do mitotano e a introdução do trilostano. É recomendado o monitoramento rigoroso da função adrenal, visto que esses cães podem ser mais suscetíveis ao efeito do trilostano. O monitoramento subsequente durante o tratamento deve ser conduzido com rigor. Deve-se dar atenção especial às enzimas hepáticas, eletrólitos, ureia e creatinina.
Durante o monitoramento, caso não haja resposta frente ao teste de estimulação com ACTH, o tratamento deve ser interrompido por 7 dias e então reiniciado com dose menor. Repetir o teste de estimulação com ACTH após 14 dias. Caso ainda não apresente resposta estimulatória, interromper o tratamento até que os sinais clínicos de hiperadrenocorticismo reapareçam. Repetir o teste de estimulação com ACTH um mês após o reinício do tratamento.
A possibilidade de interações com outros produtos medicamentosos não foi especificamente estudada. Uma vez que o hiperadrenocorticismo acomete cães idosos, outras medicações podem ser prescritas concomitantemente. Em estudos clínicos, nenhuma interação foi observada. O risco de desenvolvimento de hipercalemia deve ser considerado se o trilostano for usado em associação com diuréticos poupadores de potássio ou inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina). O uso concomitante dessas drogas deve ser avaliado pelo médico veterinário quanto ao risco-benefício, visto que foram descritos alguns casos de óbito (incluindo morte súbita) em cães tratados simultaneamente com trilostano e inibidor da ECA.
É essencial realizar o diagnóstico preciso de hiperadrenocorticismo.
Quando não for observada resposta aparente ao tratamento, o diagnóstico deve ser reavaliado. Em alguns casos pode ser necessário aumentar a dose.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)