Quais cuidados devo ter ao usar o Vetmedin para Cães Boehringer Ingelheim?
Recomenda-se que a utilização em “estágio pré-clínico” (assintomático com um aumento no diâmetro final do ventrículo esquerdo sistólico e diastólico), deve ser feito o diagnóstico através de um exame cardíaco global (incluindo exame ecocardiográfico e possivelmente monitoramento por Holter).
Variações cardíacas específicas das raças (EX. diâmetro ventricular esquerdo (LDV) na sístole e na diástole) devem ser levadas em conta. Monitoramento da função e morfologia cardíaca é recomendado em animais tratados com Pimobendan.
A glicose no sangue deve ser monitorada regularmente durante o tratamento com Pimobendan em cães com diabetes mellitus. O uso do Pimobendan não foi avaliado em cães com idade inferior a 6 meses, cães com defeitos cardíacos congênitos, cães com diabetes mellitus ou outras doenças metabólicas graves.
Uso durante a prenhez, lactação ou parto
Em estudos com ratos e coelhos, o Pimobendan não mostrou efeito na fertilidade. Efeitos embriotóxicos somente ocorreram em doses maternotóxicas. Em experimentos com ratos, foi demonstrado que o Pimobendan é excretado no leite. A segurança do produto não foi avaliada em cadelas prenhes ou lactantes. Usar somente de acordo com a avaliação risco/benefício pelo veterinário responsável.
Advertências do Vetmedin para Cães Boehringer Ingelheim
Em caso de superdosagem, deve ser iniciado o tratamento sintomático.
O produto não foi testado em casos de cardiomiopatia dilatada assintomática em Dobermans com fibrilação atrial ou taquicardia ventricular sustentada.
No caso de ingestão acidental, buscar auxílio médico imediatamente e mostrar a bula ou o rótulo do produto ao médico. Lavar as mãos após o uso.
Aviso aos médicos: ingestão acidental, especialmente por uma criança, pode levar à ocorrência de taquicardia, hipotensão ortostática, rubor da face e dores de cabeça.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)