Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vertix?
Reações muito comuns (> 10% dos pacientes)
- Sintomas neurológicos: sonolência e astenia (cansaço excessivo);
- Sintomas oftalmológicos: visão turva e diplopia (visão dupla).
Reações incomuns (entre 0,1% e 1% dos pacientes)
- Sintomas neurológicos: cefaleia (dor de cabeça);
- Sintomas psiquiátricos: insônia, depressão;
- Sintomas gastrointestinais: náuseas, epigastralgia (dor no estômago) e boca seca.
A literatura cita ainda as seguintes reações adversas, sem frequência conhecida:
- Irritabilidade, tontura, dificuldade de concentração, sensação de “cabeça leve”, hiperplasia gengival (aumento do volume da gengiva), porfiria, tromboflebite, ganho de peso e erupções cutâneas (alterações na pele).
Também podem ocorrer efeitos extrapiramidais que incluem parkinsonismo, acatisia (inquietação), discinesia orofacial (movimentos involuntários da boca e face), torcicolo e tremor facial. Estas reações são mais comuns nos indivíduos acima de 65 anos, com tremor essencial ou história de tremor essencial na família, com doença de Parkinson, e durante tratamentos prolongados. Os sintomas melhoram com a interrupção do tratamento em um intervalo de tempo variável de 2 semanas a 6 meses. Em casos raros pode ocorrer depressão com ideação suicida em pacientes predispostos, assim como pesadelos e alucinações.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)