Precauções - Vaxzevria

Bula Vaxzevria

Princípio ativo: Vacina Covid 19 (Recombinante)

Classe Terapêutica: Vacinas Para o Coronavírus

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Vaxzevria?

Converse com o profissional de saúde antes da vacinação:

  • Se você já teve uma reação alérgica grave (anafilaxia) após injeção de qualquer outra vacina ou após ter recebido Vaxzevria no passado;
  • Se você já desmaiou após qualquer injeção com agulha;
  • Se seu sistema imune não funciona adequadamente (imunodeficiência) ou se estiver recebendo medicamentos que enfraquecem o sistema imune (como corticosteroides em doses altas, imunossupressores ou medicamentos contra o câncer);
  • Se você atualmente tem uma infecção grave com febre alta (maior que 38°C). No entanto, uma febre leve ou uma infecção leve, como um resfriado, não são razões para atrasar a vacinação;
  • Se você já teve um coágulo sanguíneo no passado ou um distúrbio autoimune (doença em que o sistema imune do corpo ataca suas próprias células) incluindo trombocitopenia imune (PTI);
  • Se você tem um problema com sangramentos ou aparecimento de marcas roxas ou se você estiver recebendo medicamentos que afinam o sangue (anticoagulante).

Se você não tiver certeza se qualquer das situações acima se aplica a você, converse com o profissional de saúde antes de receber a vacina.

Casos muito raros de coágulos sanguíneos com níveis baixos de plaquetas no sangue foram observados após a vacinação com Vaxzevria. A maioria desses casos ocorreu nos primeiros 21 dias após a vacinação e alguns casos tiveram um resultado fatal.

Coágulos sanguíneos no cérebro, não associados a níveis baixos de plaquetas no sangue, foram observados muito raramente após a vacinação com Vaxzevria. Porém, não foi determinado se esses eventos foram devido à vacina. Alguns casos tiveram um resultado fatal.

Níveis muito baixos de plaquetas sanguíneas (trombocitopenia imune), que podem estar associados a sangramento, foram relatados muito raramente, geralmente nas primeiras quatro semanas após a vacinação com Vaxzevria.

Procure atendimento médico urgente se alguns dias após a vacinação você:

  • Sentir uma dor de cabeça grave ou persistente, visão turva, confusão ou convulsões;
  • Desenvolver falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor nas pernas ou dor abdominal persistente;
  • Notar hematomas espontâneos e incomuns na pele ou identificar pontos redondos além do local da vacinação.

Casos muito raros de síndrome de extravasamento capilar foram observados após a vacinação com Vaxzevria. Alguns desses pacientes tinham um diagnóstico prévio da doença. A síndrome de extravasamento capilar é uma doença grave e potencialmente fatal que leva ao vazamento de fluidos de pequenos vasos sanguíneos (capilares), resultando no rápido inchaço dos braços e pernas, aumento repentino de peso e sensação de tontura (pressão arterial baixa). Procure atendimento médico imediatamente se desenvolver esses sintomas nos dias após a vacinação.

Procure atendimento médico imediato se você desenvolver fraqueza e paralisia nas extremidades que podem progredir para o peito e rosto (síndrome de Guillain-Barré). Isso foi relatado muito raramente após a aplicação de Vaxzevria e sua relação com a vacina ainda não foi estabelecida.

O risco de eventos muito raros (como distúrbios de coagulação incluindo síndrome de trombose com trombocitopenia, síndrome de extravasamento capilar, síndrome de Guillain-Barré e mielite transversa) após a administração de uma dose de reforço de Vaxzevria não foi caracterizado.

Como com qualquer vacina, Vaxzevria pode não proteger todo mundo que é vacinado contra a Covid-19. Ainda não se sabe por quanto tempo as pessoas que recebem a vacina estarão protegidas.

A efetividade da vacina pode variar de acordo com a variante do vírus SARS-CoV-2.

Crianças e adolescentes

Não há dados atualmente disponíveis sobre o uso de Vaxzevria em crianças e adolescentes menores que 18 anos de idade.

Dirigir e usar máquinas

Vaxzevria não tem efeito conhecido sobre a capacidade de dirigir e usar máquinas. No entanto, os efeitos colaterais listados podem impactar sua capacidade de dirigir e usar máquinas. Se você ficar indisposto, não dirija ou use máquinas.

Gravidez e amamentação

Categoria B.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Há dados limitados sobre o uso de Vaxzevria em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Informe o seu profissional de saúde se você estiver grávida, amamentando, achando que está grávida ou planejando ter um bebê. Seu profissional de saúde discutirá com você os benefícios e potenciais riscos de receber a vacina durante a gestação.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.