Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vantil Comprimido com outros remédios?
Deve-se ter cautela ao administrar ibuprofeno em pacientes tratados com qualquer medicamento abaixo, já que interações medicamentosas foram reportadas por alguns pacientes:
- Anti-hipertensivos, betabloqueadores e diuréticos: AINEs podem reduzir o efeito de anti-hipertensivos, como inibidores da ECA, betabloqueadores e diuréticos. Diuréticos também podem aumentar o efeito tóxico para os rins dos AINEs.
- Lítio: AINEs podem diminuir a eliminação do lítio.
- Metotrexato: AINEs podem reduzir a eliminação de metotrexato.
- Anticoagulantes: AINEs podem aumentar os efeitos de anticoagulantes (ex.: varfarina).
- Agentes anti-plaquetários e inibidores seletivos de reabsorção de serotonina: Aumentam o risco de hemorragia gastrintestinal quando são administrados concomitante com AINEs.
- Aminoglicosídeos: AINEs podem diminuir a excreção de aminoglicosídeos.
- Ácido acetilsalicílico: Assim como outros AINEs, geralmente não se recomenda a administração concomitante de ibuprofeno e ácido acetilsalicílico devido à possibilidade de aumento dos efeitos adversos.
- Glicosídeos cardíacos: AINEs podem piorar a insuficiência do coração, reduzir a taxa de função dos rins e aumentar os níveis plasmáticos de glicosídeos cardiotônicos.
- Colestiramina: A administração concomitante de ibuprofeno e colestiramina pode reduzir a absorção de ibuprofeno no trato gastrintestinal. No entanto, a sua significância clínica é desconhecida.
- Ciclosporina: Pode ocorrer aumento do risco de efeito tóxico para os rins quando houver administração concomitante com AINEs.
- Corticosteroides: Pode ocorrer aumento do risco de ulceração ou hemorragia gastrintestinal quando houver administração concomitante com AINEs.
- Inibidores de COX-2 e outros AINEs: O uso concomitante de outros AINEs, incluindo inibidores seletivos de ciclooxigenase 2, deve ser evitado devido aos potenciais efeitos aditivos.
- Extratos herbáceos: Ginkgo biloba pode potencializar o risco de hemorragia quando administrado concomitantemente com AINEs.
- Antibióticos do grupo quinolona: Pacientes ingerindo AINEs e quinolonas podem ter um maior risco de desenvolver convulsões.
- Sulfonilureias: Os AINEs podem potencializar os efeitos das sulfonilureias. Houve raros relatos de hipoglicemia em pacientes que utilizam sulfoniluréia e que receberam ibuprofeno.
- Tacrolimus: Existe um possível risco de efeito tóxico para os rins quando AINEs e tacrolimus são administrados concomitantemente.
- Zidovudina: Há um aumento no risco de efeito tóxico no sangue quando AINEs e zidovudina são administradas concomitantemente.
- Inibidores da enzima CYP2C9 A administração de ibuprofeno com inibidores da enzima CYP2C9 (ex.: fluconazol) pode aumentar a exposição de ibuprofeno.
Este medicamento não deve ser utilizado concomitantemente com bebidas alcoólicas.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)