Como usar - Vacina Tétano Sanofi

Bula Vacina Tétano Sanofi

Princípio ativo: Toxoide Tetânico

Classe Terapêutica: Vacina Para Tétano

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Vacina Tétano Sanofi?

Esta vacina será administrada em você ou em sua criança por um profissional da saúde. A administração da vacina deverá ser feita por via intramuscular. A via subcutânea profunda também pode ser usada.

A vacina deve ser bem agitada antes do uso.

Recomenda-se a administração da vacina em bebês e crianças na região anterolateral superior da coxa e em adultos na região do músculo deltóide.

Posologia do Vacina Tétano - Sanofi-Aventis


Prevenção pós-exposição

Na presença de pequenos, ferimentos o médico deve avaliar os riscos de infecção por Clostridium tetani no local da lesão. Em situações específicas, o médico pode achar necessária a administração de um soro antitetânico que, ao contrário da vacina, são anticorpos já prontos. Entretanto, o uso desse soro apresenta um tempo de ação limitado e não substitui a vacina. A vacina é administrada no mesmo dia que o soro, mas em outro local do corpo.

Imunização primária

Em bebês e crianças, a vacinação primária contra o tétano é baseada na combinação de vacinas que, com uma dose, fornece proteção adicional contra outras doenças infecciosas (difteria, pertussis, poliomielite, infecção invasiva contra Haemophilus influenzae b). Esta inclui 3 doses sucessivas com o intervalo de um ou dois meses seguido de uma quarta dose (primeiro reforço) administrada um ano após a terceira aplicação. Em seguida há uma aplicação de reforço entre 5 e 6 anos de idade.

Em adultos é também conveniente usar vacinas combinadas para vacinação primária contra o tétano. O calendário de vacinação correspondente inclui duas doses sucessivas da vacina tétano com o intervalo de um ou dois meses seguido de uma terceira dose (primeiro reforço) administrada 12 meses após a segunda aplicação.

Dose de reforço para proteção em longo prazo para adultos

Uma dose de 0,5mL da vacina tétano 10 anos após a imunização primária e depois, a cada 10 anos.

Profilaxia de tétano neonatal

Mulheres grávidas que não foram imunizadas devem receber duas injeções sucessivas da vacina tétano com pelo menos 4 semanas de intervalo; a primeira deve ser preferencialmente administrada 90 dias ou mais antes do nascimento.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Vacina Tétano - Sanofi-Aventis?


Por favor, informe seu médico.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.