Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vacina Recombinante contra Hepatite B Instituto Butantan?
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- No local de aplicação: dor (3–29%) e nódulo/vermelhidão (0,2–17%); eventualmente podem ocorrer abscessos locais, decorrentes da contaminação bacteriana secundária por falha técnica de aplicação vacinal.
- Reações Gerais: desconforto gastrointestinal leve (1–20%).
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Reações Gerais: febre (1- 6%) nas primeiras 24 horas após a vacinação sintomas como cansaço, dor de cabeça, tontura e irritabilidade podem estar presentes.
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Não descrita em literatura.
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- A púrpura trombocitopênica idiopática após a aplicação da vacina adsorvida hepatite B (recombinante) é um evento raro cuja relação causal é difícil de ser comprovada. O tempo de latência entre a vacinação e o aparecimento dos sintomas que geralmente é de alguns dias até dois meses, sugere esta relação.
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)
As reações de hipersensibilidade podem ocorrer excepcionalmente a algum componente da vacina, incluindo o timerosal e o levedo (risco teórico). Ocorre em um caso para 600.000 vacinados e é muito raro em crianças e adolescentes. A anafilaxia imediata (reação de hipersensibilidade do tipo I de Gell & Coombs) ocorre habitualmente na primeira hora após a exposição ao alérgeno.
Apresenta-se com uma ou mais das seguintes manifestações:
- Coceira e manchas vermelhas na pele, som semelhante a um assobio agudo durante a respiração, sensação de aperto na garganta (laringoespasmos), inchaço dos lábios, pressão baixa e choque. Na ocorrência de uma ou mais destes sintomas deve-se procurar imediatamente a assistência médica.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)