Quais cuidados devo ter ao usar o Upcard para Cães?
Precauções especiais para uso no animal:
- Em cães apresentando crises agudas com sinais de edema pulmonar, derrame pleural e/ou ascite que necessite de tratamento de emergência a administração de medicamentos injetáveis deve ser considerada antes do uso de terapia diurética oral.
- A função renal, o estado de hidratação e o estado de eletrólitos no soro devem ser monitorados nos seguintes momentos:
- No início do tratamento.
- Entre 24 e 48 horas após o início do tratamento.
- Entre 24 e 48 horas após a mudança da dose.
- Em caso de reações adversas.
- Além dos momentos citados acima, os parâmetros devem ser monitorados durante o tratamento em intervalos regulares de acordo com a avaliação de risco-benefício realizada pelo veterinário responsável.
- A torasemida deve ser utilizada com precaução em casos de diabetes mellitus e em cães que tiveram a prescrição de altas doses de outros tipos de diuréticos de alça. Em cães com desequilíbrio pré-existente de eletrólitos e/ou água, o desequilibrio deve ser corrigido antes do tratamento com torasemida.
- O tratamento com torasemida não deve ser iniciado e em cães clinicamente já estabilizados com um diurético alternativo para o tratamento dos sinais de insuficiência cardíaca congestiva, exceto onde o tratamento tenha sido justificado levando em conta o risco de desestabilização da condição clínica e de reações adversas.
Uso durante gestação e lactação
- A segurança do produto não foi avaliada durante a gestação e lactação.
- O uso do UpCard não é recomendado durante gestação, lactação e animais em estado reprodutivo.
Precauções especiais a serem adotadas pela pessoa que administra o medicamento veterinário:
- Pessoas com hipersensibilidade conhecida a torasemida ou outras sullonamidas devem administrar o medicamento veterinário com precaução.
- Este medicamento veterinário pode aumentar a frequência urinária e/ou distúrbios gastrintestinais se ingerido.
- Mantenha os comprimidos nos blisters até o uso, e mantenha os blisters dentro das caixas.
- No caso de ingestão acidental, especialmente no caso de crianças, procure imediatamente um médico e mostre esta bula ou o rótulo.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)