Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Ulip com outros remédios?
Informe ao seu médico ou farmacêutico se utilizou recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica ou medicamentos à base de plantas (fitoterápicos).
Alguns medicamentos poderão impedir a eficácia de Ulip. Se utilizou qualquer um dos medicamentos descritos abaixo durante as últimas 4 semanas, Ulip poderá não ser tão adequado para você.
O seu médico poderá prescrever outro tipo de contraceptivo de emergência (não hormonal), por exemplo um dispositivo intrauterino de cobre (DIU-Cu):
- Medicamentos utilizados para tratar a epilepsia (por exemplo, primidona, fenobarbital, fenitoína, fosfenitoína, carbamazepina, oxcarbazepina e barbitúricos).
- Medicamentos utilizados para tratar a tuberculose (por exemplo,rifampicina,rifabutina).
- Tratamento para oHIV(ritonavir, efavirenz, nevirapina).
- Medicamento utilizadopara tratar infeções por fungos (griseofulvina).
- Remédios à base de plantas contendo Erva de São João (Hypericum perforatum).
Informe o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Ulip se estiver usando (ou tiver utilizado recentemente) qualquer um dos medicamentos acima indicados.
Em todas as mulheres, a contracepção de emergência deve ser tomada assim que possível após a relação sexual não protegida. Há indícios de que Ulip pode ser menos eficaz com o aumento do peso corporal ou do índice de massa corporal (IMC), mas estes dados foram limitados e inconclusivos. Como tal, Ulip continua a ser recomendado para todas as mulheres, independentemente do seu peso corporal ou IMC.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)