Quais cuidados devo ter ao usar o Uciclav Suspensão Oral?
Antes de iniciar o tratamento com Uciclav® (amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio), seu médico deve fazer uma pesquisa cuidadosa para saber se você tem ou já teve reações alérgicas a penicilinas, cefalosporinas ou outras substâncias causadoras de alergia (alérgenos). Houve casos de reações alérgicas sérias e potencialmente fatais (incluindo reações anafiláticas e reações adversas sérias na pele) em pacientes em tratamento com penicilina. Essas reações ocorrem com mais facilidade em pessoas que já apresentaram alergia à penicilina.
O uso prolongado de Uciclav® (amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio) pode, ocasionalmente, resultar em crescimento exagerado de microrganismos não sensíveis, ou seja, resistentes à ação do antibiótico.
Foi relatada colite pseudomembranosa (inflamação no cólon) com o uso de antibióticos, que pode variar de gravidade leve até risco à vida. Se você apresentar diarreia prolongada ou significativa, ou sentir cólicas abdominais, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e seu médico irá avaliar sua condição física.
O médico deve fazer monitoramento apropriado caso haja prescrição de anticoagulantes orais ao mesmo tempo que Uciclav® (amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio). Alguns ajustes de dose dos anticoagulantes orais podem ser necessários.
Converse com seu médico caso você esteja usando esses medicamentos.
Uciclav® (amoxicilina + clavulanato de potássio) deve ser prescrito com cautela para pacientes que apresentam problemas de funcionamento do fígado.
Para os que têm problemas nos rins, é necessário ajustar a dosagem de Uciclav® (amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio) de acordo com o grau da disfunção. O médico saberá o ajuste correto a ser feito para cada caso.
Durante a administração de altas doses de Uciclav® (amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio), é recomendável que você tome grande quantidade de líquidos para evitar cristalúria (formação de cristais na urina), relacionada ao uso da amoxicilina.
Seu médico deve considerar a possibilidade de superinfecções por fungos ou bactérias durante o tratamento.
Se ocorrer superinfecção, ele poderá recomendar a descontinuação do tratamento com Uciclav® (amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio) e prescrever a terapia apropriada.
Uciclav® (amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio) suspensão oral contém 2,0 mg de aspartamo por dose de 5 mL. Como o aspartamo é fonte de fenilalanina, você deve usar este medicamento com cautela caso tenha fenilcetonúria (doença hereditária que pode causar graves problemas neurológicos e de pele).
Atenção, fenilcetonúricos: este medicamento contém fenilalanina.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e de operar máquinas
Não se observaram efeitos adversos sobre a capacidade de dirigir veículos e de operar máquinas.
Gravidez e lactação
Caso você fique grávida durante ou logo após o tratamento com Uciclav® (amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio), suspenda a medicação e avise imediatamente seu médico. Como ocorre com todos os medicamentos, o uso de Uciclav® (amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio) deve ser evitado na gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, a menos que o médico o considere essencial.
Você pode tomar Uciclav® (amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio) durante o período de amamentação. Não há efeitos nocivos conhecidos para o bebê lactente.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O medicamento não deve ser utilizado se apresentar coloração alaranjada ou marrom, o que pode ocorrer se o produto tiver sido exposto à umidade.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)