Quais cuidados devo ter ao usar o Trikafta?

Converse com o seu médico antes de tomar Trikafta® se tiver sido informado que apresenta uma doença do fígado, uma vez que o médico poderá ajustar a dose de Trikafta®.

Observaram-se exames de sangue anormais do fígado em algumas pessoas em tratamento com Trikafta®. Converse imediatamente com o seu médico se tiver qualquer um destes sintomas, que podem ser um sinal de problemas do fígado:

  • Dor ou desconforto na região superior direita do estômago (abdômen).
  • Amarelamento da pele ou da parte branca dos olhos.
  • Perda de apetite.
  • Náuseas ou vômitos.
  • Urina escura.

O seu médico realizará alguns exames de sangue para verificar seu fígado antes de iniciar o tratamento e enquanto estiver tomando Trikafta®, especialmente durante o primeiro ano.

Observou-se uma anomalia do cristalino do olho (catarata), sem qualquer efeito na visão, em algumas crianças tratados com ivacaftor isolado (um dos componentes de Trikafta®). O seu médico poderá realizar alguns exames oculares antes e durante o tratamento com Trikafta®.

Eventos eruptivos (lesões na pele) foram observados durante o tratamento com Trikafta®, particularmente em mulheres que usam contracepção hormonal, como a pílula anticoncepcional.

Fale com o seu médico se estiver utilizando métodos contraceptivos hormonais, uma vez que isto pode significar que tem maior probabilidade de ter uma erupção cutânea durante o tratamento com Trikafta®.

Contraceptivos orais (utilizados para evitar a gravidez)

Trikafta® foi estudado com etinilestradiol/levonorgestrel e não é esperado que Trikafta® afete a eficácia de contraceptivos orais.

Gravidez e amamentação

Se estiver grávida ou amamentando, se suspeitar estar grávida ou planejando engravidar, consulte o seu médico antes de tomar este medicamento. Se for possível, será melhor evitar o uso de Trikafta® durante a gravidez, e o seu médico ajudará a decidir o que é melhor para você e para o seu filho.

Não se sabe se elexacaftor, tezacaftor ou ivacaftor são detectados no leite humano. Se planejar amamentar, consulte o seu médico antes de tomar Trikafta®. O seu médico decidirá se deve recomendar a interrupção da amamentação ou a interrupção do tratamento com Trikafta®. O seu médico levará em consideração o benefício da amamentação para a criança e o benefício do tratamento para você.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Efeitos na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Trikafta® pode causar tontura. Recomenda-se não dirigir veículos e operar máquinas durante o tratamento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.