Quais cuidados devo ter ao usar o Triatox?
Triatox® contém um composto do grupo químico diamidina, de baixa toxicidade.
Contudo, deve-se observar os seguintes cuidados:
- Lavar bem o recipiente usado para preparar a solução;
- Não é aconselhável tratar os animais durante as horas de calor intenso ou chuva;
- Não deixar os cães tratados com o produto secarem ao sol ou com secador quente. Não deixar que o produto tenha contato com os olhos do animal e evitar que ele se lamba durante a secagem;
- Não aplicar o produto diretamente com as mãos. Usar luvas;
- Evitar o contato do produto concentrado com qualquer parte do corpo humano. Se isto ocorrer acidentalmente, lavar as partes atingidas com água e sabão várias vezes. A contaminação com o produto diluído na proporção recomendada é praticamente destituída de perigo, uma vez que sejam tomadas as medidas de remoção e limpeza indicadas;
- Não guardar ou aplicar junto a alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e domésticos;
- Destruir as embalagens vazias.
Em caso de intoxicação humana, chamar imediatamente um Médico, neste ínterim caso tenha ocorrido ingestão acidental, provocar vômito, administrando por via oral, 1 colher de sopa de sal comum em 1 copo de água morna.
Para o Médico
O ingrediente ativo, embora de baixa toxicidade, quando introduzido no organismo causa depressão do sistema nervoso central, devendo ser administrado tratamento analéptico sintomático.
Para o Médico Veterinário:
- Empregar terapêutica semelhante.
Atenção
Cães de pequeno porte severamente afetados, especialmente da raça Chihuahua, podem apresentar intolerância ao amitraz, com vômitos e depressão acentuada poucas horas após a aplicação. Estes sintomas podem persistir por 3 dias e o tratamento é sintomático.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)