Quais cuidados devo ter ao usar o Triancinolona Acetonida + Sulfato de Neomicina + Gramicidina + Nistatina Prati-Donaduzzi?

O medicamento não deve ser aplicado no ouvido caso este esteja com o tímpano perfurado e nas inflamações ou infecções nos olhos. É também contra-indicado para áreas com comprometimento circulatório.

Caso ocorra sensibilidade ou irritação no local, o uso deve ser interrompido e uma terapia adequada deve ser instituída. A presença de um corticosteróide (triancinolona acetonida) pode mascarar reações de hipersensibilidade aos componentes antinfecciosos.

A triancinolona acetonida + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina não pode ser aplicada na área dos olhos, caso isso ocorra, lave-os com água abundante.

Este medicamento não deve ser aplicado em superfícies muito extensas da pele pelo risco de desenvolver toxicidade nos ouvidos e rins. Deve-se evitar o uso de curativos, pois estes aumentam o risco de reações alergicas bem como a absorção através da pele.

O uso prolongado deste medicamento, assim como em qualquer preparação antibiótica, pode ocasionar o crescimento de organismos resistentes. Corticosteróides também podem ocasionar o aumento de infecções microbianas. Por isso, não use o medicamento por tempo superior ao recomendado por seu médico.

Os corticosteróides podem causar em algumas pessoas, manifestações de Síndrome de Cushing (como acúmulo de gordura na face, nuca e abdômen e perda de gordura nos membros) hiperglicemia e glicose na urina. Casos de dependência são raros, sendo necessário o uso de corticosteróides sistêmicos complementares.

Uso Durante a Gravidez e Lactação

Ainda não está estabelecida a segurança do uso de triancinolona acetonida + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina creme e pomada para uso dermatológico em mulheres grávidas. Por isso, o medicamento só deverá ser usado caso os benefícios justifiquem os riscos potenciais para o feto.

Medicamentos desta classe não devem ser utilizados por longos períodos ou em grandes quantidades por mulheres grávidas.

Mulheres grávidas ou no período de amamentação somente deverão usar este medicamento sob a orientação do médico.

Uso em Crianças

Este medicamento não deve ser aplicado por tempo prolongado em crianças, nem em superfícies muito extensas da pele, pois podem resultar na absorção sistêmica causando efeitos indesejáveis em outras regiões do organismo.

Crianças são mais suscetíveis à Síndrome de Cushing, pois a proporção de área de superfície de pele sobre o peso corporal é maior. Por isso, o uso de corticosteróides em crianças deve ser evitado e monitorado em relação aos sinais e sintomas de efeitos sistêmicos.

Uso em Idosos

Embora não haja informações específicas, não se espera que este medicamento cause efeitos diversos daqueles observados em pacientes mais jovens.

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis, como coceira, irritação, queimação e ressecamento da pele.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.