Para que serve - Trezevit AB

Bula Trezevit AB

Classe Terapêutica: Polivitamínicos Sem Minerais, Outros

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Trezevit AB, para o que é indicado e para o que serve?

Trezevit® A/B é especialmente indicado durante a terapia nutricional parenteral para prevenir possíveis deficiências vitamínicas.

Trezevit® Adulto é indicado como dose de manutenção diária de vitaminas para adultos e crianças acima de 11 anos de idade, em situações onde é necessária a administração por via intravenosa, tais como: terapia nutricional parenteral, cirurgia, queimaduras extensas, fraturas e outros traumatismos, doenças infecciosas graves e estados de coma que podem provocar situações de estresse, com profunda alteração na demanda metabólica do organismo e consequente depleção tecidual de nutrientes.

Trezevit® Pediátrico é indicado como dose de manutenção diária de vitaminas para lactentes e crianças com idade inferior a 11 anos de idade, em situações onde é necessária a administração por via intravenosa. Tais situações incluem a terapia nutricional parenteral, cirurgia, queimaduras extensas, fraturas e outros traumatismos, doenças infecciosas graves e estados de coma que podem provocar situações de estresse, com profunda alteração na demanda metabólica do organismo e consequente depleção tecidual de nutrientes.

Como o Trezevit AB funciona?


As vitaminas são nutrientes essenciais na manutenção do funcionamento celular, pois são substâncias orgânicas que não podem ser sintetizadas pelo organismo, necessitando de fonte exógena. Trezevit® A/B é uma formulação polivitamínica para infusão intravenosa que contém uma combinação das vitaminas lipossolúveis (que são aquelas solúveis em lipídios e não solúveis em água), e hidrossolúveis (que são vitaminas solúveis em água) mais importantes.

Vitamina A (palmitato de retinol)

A vitamina A participa em processos de visão, crescimento, diferenciação celular e reprodução e integridade epitelial.

Vitamina D3 (colecalciferol)

A vitamina D3 estimula o transporte ativo de cálcio e fósforo do intestino, a captação de cálcio e fosfato do osso para o sangue e estimula o rim à reabsorção de cálcio, diminuindo assim o cálcio perdido na urina. Vitamina E (acetato de alfa-tocoferol) A vitamina E atua retardando a oxidação e peroxidação celular, inibe o desenvolvimento de neoplasma por diminuição da oxidação de ácidos insaturados e melhora a integridade da membrana celular.

Vitamina K1 (fitomenadiona)

A vitamina K1 é conzima da carboxilase vitamina K dependente, que catalisa a carboxilação do ácido glutâmico, resultando em ácido gama-carboxiglutâmico. É necessária para a síntese hepática de fatores de coagulação como protrombina, proconvertina (VII), componente tromboplastínico do plasma (XI) e fator de Stuart-Prower (X).

Vitamina B1 (tiamina)

A vitamina B1 é uma coenzima em reações de descarboxilação oxidativa e na quebra de glicose para formação de energia para todo o corpo.

Vitamina B2 (riboflavina)

A vitamina B2 atua nas coenzimas que participam de uma extensa variedade de sistemas de oxidação de enzimas necessários ao transporte de elétrons e na prevenção de problemas visuais (principalmente catarata).

Vitamina B3 (nicotinamida)

A vitamina B3 é essencial nas coenzimas que transferem os elétrons e os íons hidrogênio (em reações de óxido-redução), nas coenzimas que são necessárias para pele, para o normal funcionamento do trato gastrientestinal, para a manutenção do sistema nervoso e na síntese de hormônios sexuais, além de melhorar a circulação e diminuir os altos níveis de colesterol no sangue.

Vitamina B5 (ácido pantotênico ou dexpantenol)

A vitamina B5 é fator de crescimento de seres unicelulares e é essencial para a produção de energia através de carboidratos, gorduras e proteínas.

Vitamina B6 (piridoxina)

A vitamina B6 é uma coenzima essencial em inúmeras reações metabólicas requeridas para o metabolismo de aminoácidos, carboidratos e lipídeos, na produção de anticorpos e na manutenção do balanço de sódio e potássio, além de regular o funcionamento do sistema nervoso e músculo-esquelético.

Vitamina C (ácido ascórbico)

A vitamina C é essencial para a formação de colágeno e tecidos fibrosos em dentes, ossos, cartilagem e pele, é essencial para a integridade estrutural da parede dos capilares e para a síntese de neurotransmissores, regula as reações de óxido-redução intracelulares e apresenta funções imunes.

Vitamina B7 (biotina)

A vitamina B7 é necessária em certas reações de carboxilação e age como coenzima na produção e oxidação de ácidos graxos e na oxidação de carboidratos.

Vitamina B9 (ácido fólico)

A vitamina B9 é essencial para o crescimento celular e reprodução, estimula a produção de ácido clorídrico no trato digestivo, atua na formação de ácido nucléico e do grupo heme em hemoglobinas, na síntese de DNA e é essencial para a transferência de um carbono em reações.

Vitamina B12 (cianocobalamina)

A vitamina B12 é necessária para o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos, é necessária também para a formação do sangue, nas funções neurais e na síntese de DNA.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.