Quais cuidados devo ter ao usar o Tobramina?
Antes que o tratamento com Tobramina® seja iniciado, informe ao seu médico se você já apresentou reações anteriores de alergia a algum medicamento, especialmente à tobramicina ou a outros aminoglicosídeos.
Sensibilidade ao sulfito
Tobramina® contém bissulfito de sódio, que pode causar reações do tipo alérgicas, leves até graves, em pacientes sensíveis. A sensibilidade ao sulfito tem sido observada mais frequentemente em pessoas asmáticas do que em não asmáticas.
Reações de hipersensibilidade
Raramente podem ocorrer reações alérgicas graves incluindo anafilaxia e reações de pele. Apesar de raras, algumas fatalidades foram reportadas. Se uma reação alérgica ocorrer, a droga deve ser descontinuada e um tratamento adequado deve ser iniciado.
Ototoxicidade (toxicidade nos ouvidos)
A tobramicina, assim como os aminoglicosídeos em geral, possui potencial inerente para causar toxicidade nos ouvidos. A toxicidade nos ouvidos, se ocorrer, costuma ser irreversível. Os pacientes tratados com aminoglicosídeos, incluindo a tobramicina, devem ter a função auditiva monitorada. Informe ao seu médico qualquer mudança na audição, tontura, vertigem ou movimento involuntário dos olhos.
Nefrotoxicidade (toxicidade nos rins)
A tobramicina, assim como os aminoglicosídeos em geral, possui potencial inerente para causar toxicidade nos rins, geralmente reversível. Estão sob maior risco de sofrer toxicidade renal os pacientes com dano renal pré-existente, pacientes com função renal normal que estão recebendo doses mais altas que a recomendada, pacientes tratados por períodos mais longos com aminoglicosídeos ou pacientes utilizando outras drogas tóxicas para os rins. Os pacientes tratados com aminoglicosídeos, incluindo a tobramicina, devem ter a função renal monitorada.
Neurotoxicidade (toxicidade no sistema nervoso central)
A toxicidade no sistema nervoso central pode ser manifestada por toxicidade nos ouvidos conforme já descrito.
Outras manifestações
Entorpecimento (sensação de peso em um membro que causa mal-estar durante os movimentos), sensação de picadas na pele, contrações musculares e convulsões. Caso você sinta alguma dessas manifestações informe seu médico.
Desidratação e diminuição do volume sanguíneo
São fatores de risco para toxicidade nos rins, ouvidos e no sistema nervoso central induzido por tobramicina. Deve-se corrigir a desidratação, a diminuição do volume sanguíneo, a diminuição do fluxo sanguíneo através dos rins e a insuficiência cardíaca congestiva antes da utilização de aminoglicosídeos.
Uso concomitante com outros medicamentos
A tobramicina não deve ser administrada concomitantemente com outros medicamentos que possam causar efeitos tóxicos nos ouvidos, rins e/ou sistema nervoso, como aminoglicosídeos (amicacina, estreptomicina, neomicina, canamicina, gentamicina ou paramomicina), cefalosporinas (ex.: cefazolina, cefalotina, cefaloridina), viomicina, polimixina B, colistina, cisplatina, vancomicina, ácido etacrínico e furosemida.
Bloqueio neuromuscular e paralisia da respiração
A possibilidade de ocorrer apneia (suspensão temporária da respiração) deve ser considerada se a tobramicina for utilizada em pacientes anestesiados que também estejam recebendo agentes bloqueadores neuromusculares (succinilcolina, tubocurarina ou decametônio), ou a pacientes recebendo volumosas transfusões de sangue com citrato.
Pacientes com distúrbios musculares, tais como a miastenia gravis ou parkinsonismo
A tobramicina deve ser usada com cautela nesses pacientes, uma vez que os aminoglicosídeos podem agravar a fraqueza muscular.
Pacientes com extensas queimaduras ou fibrose cística
Estão sob risco aumentado de falta de eficácia do produto devido a alteração em concentrações do aminoglicosídeo.
Absorção pela superfície corporal
Aminoglicosídeos, incluindo a tobramicina, podem ser absorvidos em quantidades significativas pela superfície corpórea após irrigação ou aplicação, podendo causar efeitos tóxicos no sistema nervoso central e nos rins.
Uso intraocular e/ou subconjuntival
Aminoglicosídeos, incluindo a tobramicina, não podem ser utilizados por via intraocular e/ou subconjuntival. Houve relatos de necrose nos olhos após administração de aminoglicosídeos, incluindo a tobramicina, por essas vias.
Alergia cruzada
Foi demonstrada alergia cruzada entre os aminoglicosídeos. Se você é alérgico a um aminoglicosídeo, pode ser alérgico também a outro aminoglicosídeo.
Inativação da tobramicina por antibacterianos betalactâmicos
Pode ocorrer a inativação da tobramicina e outros aminoglicosídeos por antibacterianos betalactâmicos (penicilinas ou cefalosporinas) e em pacientes com insuficiência renal grave.
Superinfecção
O tratamento com tobramicina pode resultar em crescimento exagerado de microrganismos não suscetíveis. Nesses casos, tratamento adequado deve ser indicado.
Monitoramento de níveis de tobramicina no sangue
Devem ser medidos periodicamente durante o tratamento para assegurar níveis adequados e evitar níveis potencialmente tóxicos.
Uso na Gravidez – categoria de risco D
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Os aminoglicosídeos podem causar dano fetal quando administrados a mulheres grávidas. Se a tobramicina for usada durante a gravidez ou se a paciente engravidar enquanto estiver sob tratamento com a tobramicina deve-se notificar a mãe sobre o potencial dano para o feto.
Uso na Amamentação
A tobramicina é excretada no leite em pequenas porções. Não há, contudo, relatos de problemas.
Uso em crianças
Crianças prematuras e neonatos estão sob risco aumentado de reações adversas. A tobramicina deve ser usada com cautela em crianças prematuras e neonatos devidos sua imaturidade renal e consequente prolongamento da ação do medicamento.
Uso em idosos
Devido a maior predisposição à diminuição da função dos rins e da função auditiva recomenda-se o acompanhamento dessas funções, uma vez que a tobramicina pode ser tóxica para os rins e para os ouvidos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)