Como usar o Tobracort?
Suspensão oftálmica
Exclusivamente para uso ocular. Agitar bem antes de usar.
Instilar 1 ou 2 gotas no saco conjuntival a cada 4 a 6 horas. Durante as 24 a 48 horas iniciais, a dose pode ser aumentada para uma ou duas gotas a cada 2 horas. A frequência deve ser gradativamente diminuída com a melhoria dos sintomas. Deve-se ter o cuidado de não interromper o tratamento prematuramente. Não mais que 20 mL devem ser prescritos inicialmente e a prescrição não deve ser repetida sem que o paciente seja novamente examinado pelo médico. Para evitar possível contaminação do frasco, mantenha a ponta do frasco longe do contato com qualquer superfície.
Antes de utilizar a medicação, certifique-se de que o lacre de segurança está intacto. Um espaço entre o frasco e a tampa é normal para o frasco não aberto.
- Retire o lacre de segurança.
- Desenrosque a tampa do frasco girando-a.
- Incline sua cabeça para trás e puxe levemente sua pálpebra inferior para formar uma bolsa entre a sua pálpebra e o seu olho.
- Inverta o frasco e pressione levemente com o dedão ou com os dedos até que a gota seja dispensada no olho, conforme prescrição médica. Não toque a ponta do frasco nos olhos ou pálpebras.
- Repita os passos 4 e 5 no outro olho, se o seu médico assim o instruiu.
- Rosqueie a tampa até ficar firme no frasco.
- A ponta gotejadora foi desenhada para fornecer uma gota pré-medida, portanto não aumente seu furo.
Se mais de um medicamento ocular tópico for utilizado, administrá-los com pelo menos 5 minutos de intervalo.
As pomadas para os olhos devem ser administradas por último.
Pacientes pediátricos
Tobracort® pode ser utilizado em crianças com 2 anos ou mais na mesma dose que em adultos.
Insuficiência hepática e renal
Tobracort® não foi estudado nestas populações de pacientes. No entanto, devido à baixa absorção sistêmica da tobramicina e da dexametasona após a administração tópica deste produto, não é necessário ajuste da dose.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Pomada oftálmica
Aplicar aproximadamente 1,5 cm da pomada no saco conjuntival até 3 ou 4 vezes por dia.
Como aplicar Tobracort® pomada oftálmica:
- Inclinar a cabeça para trás.
- Colocar o dedo bem abaixo do olho e puxar suavemente até que um bolso em "V" seja formado entre o olho e a pálpebra inferior.
- Colocar uma pequena quantidade (aproximadamente 1,5 cm) de Tobracort® pomada oftálmica no bolso em "V". Não deixar a ponta da bisnaga tocar o olho.
- Olhar para baixo antes de fechar o olho.
Não mais que 8 gramas devem ser prescritos inicialmente e a prescrição não deve ser repetida sem que o paciente seja novamente examinado pelo médico.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)